O QUE FAZER QUANDO SUA CAMPANHA DE VENDAS DA ERRADO!

Como identificar e corrigir os erros para evitá-los no futuro

Na hora de colocar uma campanha de vendas para “rodar” todos esperamos que ela atenda e se possível supere as expectativas.

Algumas vezes não nos preparamos para o que pode dar errado durante a campanha, e é justamente aí onde mora o perigo.

Já aconteceu com você? Não? Ótimo! Confere o artigo para de repente não permitir que isso possa acontecer com você no futuro.

Já aconteceu com você? Sim! Fica tranquilo, vou contar o que aprendi e quem sabe não é algo diferente do que aconteceu com você.

Não importa se você contratou uma agência, um consultor ou resolveu fazer tudo sozinho, sejamos francos, temos uma tendência maior a cometer erros do que acertos. E isso é normal!

Uma coisa que é preciso entender é que o marketing digital não é um mar de rosas e que nem todas as campanhas que você fizer serão um sucesso.

É preciso diminuir as expectativas e colocar os pés no chão quando o assunto é traçar metas de vendas através da internet para o seu negócio.

Percebi que para diminuir as chances de uma campanha de vendas ir para o ralo é fazer perguntas, antes, durante e após a campanha.

Assim você consegue melhorar a performance cada vez mais.

Quer saber quais são as perguntas? Então confere o artigo! 😉

Quando sua campanha de vendas da errado

Quando uma campanha de vendas da errado!

Se você é empresário, tentou meter a mão na massa e as coisas deram errado, provavelmente você pensou em duas coisas…

Deveria ter contratado um profissional ou… Esse negócio de marketing digital não funciona para o meu negócio! É frustrante eu sei!

Passada a raiva, talvez venha a reflexão dos possíveis erros que você tenha cometido e vou te dizer o principal deles.

P-L-A-N-E-J-A-M-E-N-T-O!

Nós brasileiros somos muito bons de improviso, mas péssimos em planejamento, fazer o que?

Planeje hora!

Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.” – Provérbio Chinês

Isso não significa que erros não vão acontecer, mas você consegue diminuir a chance deles acontecerem.

Não é preciso apenas ter coragem e ousadia para investir o seu dinheiro (e saber lidar com a perda caso dê algo errado), mas também é necessário preparo.

Existe gente que diz que feito é melhor que perfeito, o problema é quando o seu dinheiro está em jogo.

No Brasil nós vivemos uma cultura de faça acontecer, coloque em prática dentre outras frases de efeito…

E não há nada de errado nisso desde que você tenha se preparado para executar o que você se propõe a fazer.

Quando se fala de talento muitos usam esse vídeo para nos inspirar, mas a verdade é que a maioria das pessoas não são um talento e precisam ralar (e muito) para conquistar os primeiros resultados.

Dito isso… Vamos as perguntas que costumo fazer a mim mesmo e ao cliente antes de iniciar uma campanha de vendas.

5 perguntas que você deve fazer antes de iniciar a sua campanha de vendas

Check list da campanha de vendas

1 Estou realmente comprometido em conseguir resultados através do marketing digital?

É preciso estar comprometido, sim. A parte mais fácil é você desistir no meio da campanha ou mesmo antes de começá-la.

Principalmente se você é empresário e está empenhado em fazer suas campanhas de vendas sozinho.

Você sabe bem das responsabilidades que possui, e o marketing digital não é um programa que roda em piloto automático (como alguns dizem por aí).

É preciso muito estudo, prática (testes, erros e acertos), para na maioria das vezes conseguir algum resultado.

E no meio desse processo muita gente perde a paciência porque acha perda de tempo e de dinheiro o que está fazendo.

Vou te dizer uma coisa, o seu tempo e o seu dinheiro só está perdido se você desistir e “largar de mão” o seu projeto.

2 Como está a minha presença online?

Sua empresa tem um blog além da página no Facebook? Ela usa outra rede social? Como a sua empresa usa as redes sociais em que ela está presente?

Muitos empresários acreditam que é só fazer um anúncio, de uma única maneira e pronto.

A realidade é outra, você precisa ser muito imparcial sobre o seu trabalho na internet, por isso que muitos acabam recorrendo ao Google e a diversos cursos para tentar se orientar melhor.

3 Quanto eu preciso vender para “zerar” o meu investimento?

Não adianta pensar que vai investir R$ 30 uma única vez e que seu investimento vai render mil vezes mais.

É preciso separar uma verba e investir constantemente durante um determinado período para analisar melhor a campanha de vendas.

Sempre sugiro aos clientes estabelecer um período mínimo de 3 meses, claro que a cada 30 dias você ir fazendo observações e verificar o que pode ser melhorado.

4 Estou disposto a investir seriamente durante esse período de tempo?

Acontece, mais do que você possa imaginar de simplesmente (com resultados bons ou não) o empresário falar que não tem como investir mais na campanha.

Isso aconteceu comigo duas vezes, e nas duas vezes observei e mencionei a falta de planejamento por parte do empresário.

Sempre que esse tipo de situação acontece é muito comum você ouvir que houve um “imprevisto” (não importa qual, mas era imprevisível) e que ele teria que encerrar o trabalho.

Se você pretende fazer sua empresa crescer, prosperar ou no mínimo manter as portas abertas, você precisa saber lidar com qualquer tipo de imprevisto que venha atrapalhar o seu negócio, concorda?

O que acontece de fato nesse tipo de situação é que o empresário resolveu priorizar outras coisas ao invés dos seus investimentos em marketing digital e não há nada de errado nisso.

Por isso é a primeira pergunta que eu faço (mesmo fazendo pode acontecer “imprevistos”).

5 Vou seguir o plano a risca (só mudar se necessário e/ou devidamente orientado)

Se você está fazendo tudo sozinho aqui fica um pouco mais difícil.

Caso você tenha feito algum curso da área, pode perguntar ao seu professor sobre o seu plano para ele dar uma visão melhor.

Procurar seguir a risca é não inventar firulas ou “moda”, uma vez que você ainda não tem experiência com campanhas de vendas.

Claro que se a vida não é imutável, por que justo o marketing digital seria? No decorrer da execução você não só pode como deve sim fazer alterações necessárias.

Se você acredita que isso seja o suficiente para poder colocar a sua campanha de vendas no ar, ótimo! Agora se você quer ir um pouco mais além…

Quero te falar sobre as perguntas que eu faço durante e após as campanhas de vendas.

3 Perguntas que você pode fazer para saber se sua campanha de vendas não está dando prejuízo

Anotando check list da campanha de vendas

1 Quantas visitas estão sendo geradas?

O pulo do gato está entre as visitas que são geradas para seu conteúdo, seja em artigo ou vídeo e a página de vendas do seu produto ou serviço.

Sabendo quantas pessoas estão chegando você consegue ter uma ideia onde precisa fazer alterações.

Se poucas pessoas estão vindo através do anúncio, se poucas pessoas está vindo do artigo ou vídeo e se pessoas pessoas estão convertendo nas outras etapas.

2 Quantos contatos estão sendo gerados?

Está dentro de uma margem que possa ser convertido em vendas na próxima etapa? Não?

Então talvez seja hora de acender o farol amarelo.

3 Quantas vendas ou oportunidades de vendas estão sendo geradas?

Desses contatos gerados quantas vendas estão “saindo”? Se todo o processo correu bem até aqui, talvez você deva olhar como está sendo o atendimento desses contatos.

Nessa hora é preciso engolir o orgulho e estrelismo, e calçar as “sandálias da humildade”, esse contato que vem da internet (tanto quanto qualquer outro cliente), precisa ter uma experiência única.

Para que isso seja refletido em comentários e depoimentos espontâneos nas redes sociais.

Claro que esse tipo de ação é menos comum e usual quanto uma reclamação, mas é sempre bom lembrar nesses casos do Rei do Iphone.

E não usá-lo apenas como uma exceção à regra, mas como modelo de atendimento a ser seguido.

CONCLUSÃO

Ao contrário do que se imagina uma campanha de vendas “dar errado” não é o fim do mundo.

E também não é razão para abandonar os seus esforços nela.

É preciso ter sangue frio, paciência e uma visão analítica de um todo quando se pretende alcançar bons resultados.

Esse é o tipo de discurso que passo para meus prospects e clientes em reuniões, claro que na prática a situação é totalmente outra, mas vale a pena insistir.

E você já passou por apuros em suas campanhas de vendas?

Comente abaixo uma experiência sua, e aproveito para compartilhar uma palestra que fiz no 1º Fórum Venda Mais na Moda com empresários da região do Brás em São Paulo e em parceria com o SEBRAE-SP.