COMO ESTÁ A SUA PRESENÇA DIGITAL?

Está sem tempo? Então ouça esse post enquanto navega pela internet! 😉

E COMO ANALISAR A PRESENÇA ONLINE DA SUA EMPRESA

Recentemente conversando com um empresário falei sobre a importância de ter uma presença digital hoje em dia, e como isso é vital para o sucesso nos negócios.

E dessa conversa veio a idéia desse artigo e para trazer o máximo de informação sem ser repetitivo dividi ele em cinco tópicos.

  • O que é uma presença digital?
  • Por que é importante ter uma presença digital?
  • Quais ferramentas usar para fazer a análise da presença digital da sua empresa
  • Como usar a análise de presença digital a seu favor
  • Todo negócio precisa ter uma presença digital?

Então vamos lá?

AFINAL O QUE É UMA PRESENÇA DIGITAL?

Imagem de um homem confuso

Talvez você que está lendo esse artigo nem saiba o que é presença digital, então antes de sair falando para você o que você deve ou não fazer, quero te explicar o que significa esse termo.

Presença Digital é o número de vezes que você aparece na internet para o seu público alvo.

Quando um cliente em potencial faz uma busca, navega na sua rede social favorita, pesquisa em blogs ou vê vídeos.

E encontra a sua empresa entregando um conteúdo que o ajude a solucionar um problema para a “dor” dele, isso é ter uma presença digital.

POR QUE É IMPORTANTE TER UMA PRESENÇA DIGITAL?

Presença Digital

Ter uma presença digital hoje em dia é importante, pois além de aumentar o valor percebido da sua empresa na internet, pode também se tornar um novo canal de vendas para o seu negócio.

E quem não quer mais vendas não é mesmo? Ainda mais hoje em dia…

Segundo uma pesquisa da Media Lab, empresas mais maduras digitalmente possuem também uma lucratividade maior do que as que não estão “online”.

Certo! Agora que você sabe o que significa ter uma presença digital, e porque é importante sua empresa ter uma.

Precisamos analisar um outro ponto, a análise da presença online da sua empresa.

Ainda que sua empresa tenha pouca ou nenhuma presença online, precisa estabelecer alguns objetivos.

Assim quando fizer a sua análise saberá o que precisa identificar e o que não será necessário dar tanta atenção.

Aqui estão algumas perguntas para você responder.

PERGUNTAS BÁSICAS

  • Quais são objetivos que devem ser alcançados?
  • Mais visitas no meu site?
  • Mais contatos?
  • Mais vendas?

Talvez você não tenha nem mesmo um site ou perfil no Facebook, e está se perguntando, será que isso é para o meu negócio?

A resposta é claro que é! Use a análise para conhecer os pontos fracos de seus concorrentes e sair na frente deles.

A análise de presença online serve para você ter uma leitura clara de como sua empresa é vista pelo seu público-alvo e qual a melhor forma de se comunicar com eles.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE ANÁLISE S.W.O.T OU F.O.F.A.?

S.W.O.T. são as iniciais para as palavras strengths, weaknesses, opportunities e threats que significam respectivamente…

Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mas é bastante comum aqui no Brasil algumas pessoas usarem a sigla F.O.F.A.

A análise da sua empresa, serve justamente para que você perceba além dos fatores técnicos, como tempo de carregamento do site, otimização de imagens, compactação dos arquivos Java e CSS, compatibilidade com os dispositivos móveis e etc.

Leia  AFINAL QUAL É O CAMINHO QUE NOS LEVA A EMPREENDER?

Mas também para você conhecer seu S.W.O.T. ou F.O.F.A., se preferir, e usar isso para se posicionar melhor no mercado e se comunicar de forma mais assertiva com o seu público alvo.

COMO FAZER UMA ANÁLISE DE PRESENÇA DIGITAL DA SUA EMPRESA

presenca-digital-checklist

Aqui vou compartilhar as ferramentas que uso para fazer as minhas análises e uso tanto para meus clientes como para seus concorrentes.

Muitas vezes o concorrente que está online, não está offline e vice versa, então não pense que já conhece todos os seus concorrentes, você pode se surpreender após fazer a sua análise.

Talvez você esteja pensando, se já existem empresas fazendo isso. E a resposta é sim!

Mas não se preocupe com isso, pois apesar da concorrência na internet também ser forte, segundo uma pesquisa do Guia Mais, apenas 7% das micro e pequenas empresas investem em marketing digital.

VOCÊ TAMBÉM FAZ  PARTE DESSES 93%?

NÃO SE PREOCUPE, EU POSSO TE AJUDAR, BASTA VOCÊ CLICAR AQUI.

Agora vamos falar das ferramentas?

As ferramentas que uso para análise possuem versões gratuitas e pagas (a maioria em dólar).

Tudo dependerá da sua disponibilidade financeira, meu conselho é, se você tiver condições de investir nessas ferramentas em suas versões pagas, faça!

Do contrário trabalhe com as gratuitas mesmo, só a sua necessidade poderá dizer isso.

Aqui está o check list:

  • Gtmetrix:

  • Google PageSpeed Insights

  • Google Teste de Compatibilidade com dispositivos móveis

  • Woorank

  • SEO Moz

  • Google Trends

  • Planejador de Palavras Chave (Google Adwords)

  • Google

  • Google Suggest

  • Ubber Suggest

  • Facebook

  • Youtube

  • SEM Rush

Não vou fazer um Review detalhado dessas ferramentas (talvez em uma outra oportunidade), apenas mostrar de forma bem objetiva a funcionalidade de cada uma delas quando faço minhas análises.

GTMETRIX

O GTmetrix é uma ferramenta muito útil para saber como está o desempenho de seu site, ele analisa diversos fatores.

Como CSS, Javascript, imagens, cache e compactação das páginas, isso pode influenciar no aumento do tempo de carregamento do site.

Ninguém gosta de entrar em um site que demora para carregar não é mesmo?!

PAGESPEED INSIGHTS

O PageSpeed Insights mede o desempenho de uma página para dispositivos móveis e computadores.

Ele busca a URL duas vezes, uma como um usuário de dispositivo móvel (tablet e/ou smartphone) e outra como um usuário de desktop (pc e/ou notebook).

A pontuação do PageSpeed varia de zero a 100 pontos, uma pontuação acima de 85 indica que o site tem um bom desempenho.

GOOGLE TESTE DE COMPATIBILIDADE COM DISPOSITIVOS MÓVEIS

Basicamente é uma ferramenta que faz a verificação se o site é compatível ou não para tablets e smartphones.

WOORANK

O Woorank é primeira ferramenta do check list, que vou citar que possui versão paga, você poderá fazer uma análise por dia do seu site ou do site do seu concorrente gratuitamente.

Às vezes é preciso limpar o cookie do navegador para poder fazer uma nova análise, se você optar por isso, sugiro que use a aba anônima.

Se você usa o Google Chrome aperte Ctrl + SHIFT + N e depois copie e cole o link, ou você pode baixar uma extensão do Woorank e fazer a análise direto por essa extensão.

Para você ver os detalhes dela, compartilhe no seu Facebook clicando no link “partilhe”, não esqueça de colocar visível só para você ok? 😉

Depois clique no link e abrirá uma aba com a página do relatório da Woorank.

É claro que na versão gratuita existem algumas limitações, mas só com ela da para aproveitar muito e ter uma boa noção do que priorizar no seu projeto.

SEO MOZ

Sem dúvida uma das melhores ferramentas que existem hoje no mercado é o SEO Moz, infelizmente um dos fatores que será limitador para alguns empresários e profissionais liberais é que essa ferramenta está disponível somente em inglês.

Você também pode baixar uma extensão para Google Chrome, o que facilita seu trabalho e muito, com o SEO Moz, você pode verificar o PA e DA do site e o número de links que ele recebe.

Leia  COMO CONSEGUIR CLIENTES PELA INTERNET EM 3 PASSOS

O que é PA e DA?

PA é a sigla de Page Authority (autoridade da página) e DA é a sigla para Domain Authority (autoridade do domínio).

Além da versão paga do SEO Moz, a empresa MOZ possui outras ferramentas como o SEO MOZ Local (para ajudar no trabalho de SEO local) e o MOZ Content (para ajudar no trabalho de construção de conteúdos).

Ainda não usei nenhuma das duas e elas não possuem versões gratuitas, verifique sua necessidade e disponibilidade financeira para investir em uma ou em todas essas três opções.

GOOGLE TRENDS

O Google Trends é uma ferramenta do Google que informa os termos mais buscados da internet em um determinado período de tempo.

Você pode usar essas informações para o planejamento de uma campanha, sabendo qual o período as pessoas buscam mais por um termo específico.

PLANEJADOR DE PALAVRAS CHAVE (GOOGLE ADWORDS)

O Planejador de Palavras Chave serve para nos mostrar as buscas pagas por determinados grupos de palavras chave, como está a concorrência de uma palavra chave específica.

Ou ainda se existem empresas comprando essas palavras chave que podem ser ou não as principais para o seu negócio, uma análise bem atenta aqui pode render ótimos insights!

[ATUALIZAÇÃO]

Recentemente o Google bloqueou o acesso gratuito aos resultados das buscas do planejador de palavras chave.

Agora para que você tenha acesso é preciso ter uma campanha no Google Adwords rodando.

Hoje em dia eu uso o kwfinder.com, que permite buscar até 5 termos por dia gratuitamente.

GOOGLE

Sim, o maior buscador do planeta não pode ficar de fora desse check list, segundo um relatório do Google Brasil de 2013, o Google registrou 93,74% de participação nas pesquisas realizadas nesse ano, isso demonstra o tamanho da importância que ele tem para o mercado.

Ao fazer as pesquisas no Google para análise do seu negócio sugiro duas coisas:

1) Não faça suas pesquisas logado isso influenciará nos resultados das buscas, preferencialmente faça as pesquisas em modo anônimo, se possível e evite logar em ferramentas ou redes sociais quando estiver no modo anônimo.

2) Não pesquise pelo nome da sua empresa, pode parecer estranho para você, mas as pessoas não pesquisam pelo nome da sua empresa na internet, a menos que seja uma grande marca ou faça parte de uma rede franquias, por exemplo, apesar que mesmo assim as pessoas geralmente pesquisam algo basicamente como.

Ex: seu produto e/ou serviço + bairro ou cidade em que ela mora.  

GOOGLE SUGGEST

Você já reparou que ao você começar a digitar na busca do Google ele começa a sugerir algumas palavras para completar a sua frase?

Bem isso é o Google Suggest e você pode usar ele a favor do seu negócio entendendo melhor como as pessoas buscam por ele.

google-suggest

Ao digitar a palavra camiseta hollister antes mesmo de completar a frase o Google Suggest mostra quatro possibilidades de busca, isso pode te ajudar a entender melhor como o seu cliente em potencial chega a você ou o que faz com que ele chegue ao seu concorrente.

UBBER SUGGEST

O Ubber Suggest é uma ferramenta muito parecida com o Google Suggest com a diferença de que ele mostra automaticamente quase todas as possíveis sugestões de buscas para uma determinada palavra chave, vale usá-la e testa-la junto com o Google, Google Suggest e o Planejador de Palavras Chave.

Para entender se todas as combinações são viáveis e quais as possibilidades podem ser exploradas.

FACEBOOK

O Facebok é hoje o site mais acessado do mundo, usá-lo de uma forma profissional e que gere bons resultados é o desafio de muitas empresas hoje.

Fazer uma pesquisa nele significa conhecer quem são e como estão se posicionando não só os seus concorrentes, mas também os lideres do seu segmento.

E não só do seu nicho, mas também ver como as outras grandes empresas se comunicam com seus consumidores, haters (que odeiam a marca/empresa), lovers (os que amam a marca/empresa), com as reclamações, dicas e tudo mais.

Leia  COMO CAPTAR CLIENTES SEM GASTAR SOLA DE SAPATO

Saber como você pode adaptar isso ao seu negócio é fundamental, pois existem MUITOS cases no Facebook, mas para escolher a quem seguir, você precisa primeiro definir como quer se posicionar para o seu público-alvo.

Qual será o posicionamento da sua empresa? Qual será a mensagem que você irá passar?

De que forma você irá passar essa mensagem? Será despojado e espontâneo? Ou será formal e objetivo? Tudo depende da sua escolha de posicionamento.

YOUTUBE

O Youtube além de ser o terceiro site mais acessado do mundo é também o segundo maior buscador, atrás somente do “pai” dele, o próprio Google.

Quem nunca acessou o Youtube para ver um tutorial de alguma coisa? O Youtube pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a ter insights (idéias).

Procure por canais do seu nicho, senão tiver (olha uma ótima oportunidade ai! ), procure por canais relacionados, leia os comentários, se existem dúvidas em relação ao conteúdo produzido, pense se pode fazer melhor e como você fará isso.

Produzindo um texto? Um post no Facebook? Quem sabe um vídeo no Youtube? Ou talvez todas as alternativas anteriores?

Afinal para ter uma presença digital é importante estar presente (e bem posicionado) nos três sites mais acessados do mundo.

SEM RUSH

E por último, mas não menos importante a Sem Rush.

A Sem Rush é de longe uma das melhores ferramentas que existe hoje no mercado, ela também possui uma versão gratuita (basta se cadastrar no site) em que você pode fazer um número de pesquisas limitadas diariamente.

Você pode usar a versão paga, que é cobrada em dólar, mas que vale cada centavo investido.

Sem Rush, reúne quase todas as funcionalidades citadas nas outras ferramentas, com ela é possível saber quais as palavras chave que seu concorrente compra, quais ele usa para se posicionar na busca orgânica e número de back links.

Quais páginas estão melhores posicionadas para a palavra chave que você quer ranquear, quais as empresas estão pagando pela palavra chave que você quer trabalhar e muito mais…

São muitas opções de pesquisa que você pode fazer com a Sem Rush, mais uma vez, a versão gratuita possui alguns limites, mas mesmo assim vale muito a pena.

COMO USAR A ANÁLISE DE PRESENÇA DIGITAL AO SEU FAVOR

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Ao juntar todas as informações, o ideal é sentar com seus funcionários para ajudarem a dar uma interpretação sobre o relatório, para que vocês possam discutir, se a análise está alinhada com os planos e objetivos da sua empresa.

Quando falo curto e médio prazo, é justamente porque essa análise não foi feita para ser um mapa do tesouro.

Em que você guardará para mostrar para seus herdeiros, sobre o que deve ou não ser feito para crescer a presença digital da sua empresa.

Aconselho a fazer essa análise no mínimo uma vez ao ano.

Caso você não tenha uma grande equipe com departamento de marketing, vendas, atendimento e etc.

Sugiro que você busque um profissional para que o ajude a traçar os planos e objetivos da sua empresa no marketing digital, se esse for o seu caso, basta você clicar aqui.

Agendaremos um bate papo por um desses meios: telefone, messenger, skype ou hangout e juntos decidir quais as melhorias iremos priorizar e que rumos tomar para alcançar uma presença digital eficaz.

TODO O NEGÓCIO PRECISA TER UMA PRESENÇA DIGITAL?

Você acha que seu negócio não precisa estar na internet? Melhor pensar duas vezes.

A revista Exame, publicou um vídeo do Marcelo Pontes, líder de marketing na ESPM.

Neste vídeo ele fala porque você deveria ao menos criar um site ou perfil nas redes sociais para seu negócio.

CONCLUSÃO

A análise da presença digital é vital para saber quais decisões tomar não só nos primeiros passos, mas também para consistência do negócio. Não é uma tarefa fácil, mas é importante para se colher bons frutos.

Conseguiu fazer a sua análise sozinho? Precisa de ajuda? Posso te ajudar nessa etapa clique aqui.

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