PORQUE VOCÊ PRECISA PLANEJAR BEM ANTES DE COMEÇAR ANUNCIAR

COMO EMPRESÁRIOS PERDEM DINHEIRO TODOS OS DIAS EM ANÚNCIOS QUE NÃO TRAZEM RESULTADOS

Por que você precisa planejar bem antes de começar anunciar? Você sabe? Então veja só…

Em outro artigo eu falei sobre overload, excesso de informação.

Falei como excesso de informação tem prejudicado muitos empresários e gerado grandes prejuízos financeiros.

O mesmo tem acontecido com empresários ao fazerem maus investimentos na hora de anunciar.

Seja no Facebook Ads ou no Google Adwords, falei um pouco sobre isso no artigo como não anunciar.

Mas existem problemas que vão muito além disso como:

  • Anúncios que apontam para home do site
  • Anúncios com links quebrados
  • Páginas sem uma oferta Clara dos seus produtos ou serviços
  • Páginas sem uma chamada para ação
  • Sites desatualizados e não compatíveis com os dispositivos móveis

É pelo excesso de informação e o desencontro delas, somado a ansiedade dos empresários para atingir resultados que ouço cada vez mais, esses empresários reclamarem da queda nas vendas.

Claro que não são todas as empresas que cometem erros, e essas que acertam acabam virando estudos de caso no seu mercado.

O PROBLEMA TAMBÉM ESTÁ NA CULTURA E NÃO APENAS NO MODO DE PENSAR DO EMPRESÁRIO

Porque você precisa planejar bem antes de começar anunciar

Toda vez que um “especialista” fala sobre o comportamento das pessoas, geralmente utilizam o termo “mindset”, mas isso essa é uma visão simplista e limitada do comportamento.

Mudar um padrão de pensamento implica também em “forçar” a pessoa entender e pensar de uma forma diferente que a cultura e educação que ela recebeu a vida inteira, e isso é um desafio e tanto!

Pode ser que para você, eu esteja sendo um pouco filosófico no momento, mas você deve saber, ou ao menos consegue perceber que vivemos uma cultura imediatista.

E a grande maioria dos empresários não foge dessa linha, pensamentos.

Somos um país em que não temos uma cultura de poupar, para poder usufruir na frente, ao planejar para reduzir as perdas ou chances de erros.

Temos o orgulho de dizer que somos um povo mais “dinâmico” e “prático”.

O problema dessa percepção de falsa objetividade leva muitas empresas a estagnação, prejuízos financeiros e até a falência.

E AONDE VAMOS PARAR COM TUDO ISSO?

Porque você precisa planejar bem antes de começar anunciar

A consequência disso são campanhas ruins e algumas desastrosas, já outros empresários chegam a conclusão de que a internet pode não ser uma boa saída para seus negócios.

Quando na realidade o que faltou foi um bom planejamento.

Como você imagina que é o resultado de campanhas de anúncios mal planejados?

Não quero expor nenhuma empresa aqui nesse artigo, mas faça um teste você mesmo e busque por produtos e serviços que você pode encontrar na sua cidade ou bairro.

Veja se os links das páginas de anúncios, faz algumas dessas coisas citadas abaixo:

  • O link aponta para home do site
  • O link para o anúncio está quebrado (o site está fora do ar)
  • A página não tem uma oferta clara dos seus produtos ou serviços
  • A página não tem uma chamada para ação
  • O site está desatualizado e talvez não seja compatível com os dispositivos móveis

QUANDO O CAMINHO NÃO É APENAS ANUNCIAR MAS ENTREGAR VALOR

Porque você precisa planejar bem antes de começar anunciar

Veja só, eu mesmo tenho um plano de entrega de valor antes da oferta, e esse artigo é uma forma de demonstrar isso.

Se você entender que esse conteúdo faz algum sentido para sua empresa, você pode ir conhecer o meu plano de ação de marketing digital exclusivo e gratuito.

Leia  CHEGA! ESTOU SAINDO DE CENA...

Criei esse “projeto”, como uma forma de atrair novos clientes, ao invés de fazer ligações frias, bater de porta em porta, pedir indicações, ou mesmo anunciar para um mercado frio.

Achei melhor criar algo de valor e entregar para os empresários… E SIM É DE GRAÇA MESMO!

E onde está o pulo do gato? Talvez você me pergunte…

Eu não acho que seja o pulo do gato, mas o ponto X da questão, é que ao entregar um plano de ação de marketing digital para o empresário ele tem três opções.

  1. Descartá-lo.
  2. Aplicá-lo sozinho.
  3. Ou me contratar para colocá-lo em ação para o empresário.

E aí eu te pergunto…

  • Qual desses você acha que mais tem acontecido nas últimas semanas?
  • Qual desses você optaria?
  • Será que dá para adaptar essa estratégia para o seu negócio?

Quando você planeja, as chances de você cometer erros são menores, não estou dizendo que você está imune a eles, estou dizendo o risco é menor.

CONCLUSÃO

Muita gente passa muito tempo dividida entre fazer anúncios ou não… E eu te digo uma coisa…

Você SEMPRE deve fazer testes, mas faça-os de maneira bem pensada, principalmente se você possui uma verba limitada.

Eu mesmo já perdi uma boa grana, aprendi investindo uma boa grana em anúncios que não me trouxeram resultado algum, além de aprendizado.

Quando você erra sabe o que precisa deixar de fazer para poder alcançar os seus resultados, que dependendo da sua disposição (e paciência) podem acontecer em curto, médio ou longo prazo.

Mas me diga aí você, como estão as suas campanhas de anúncios?