O QUE SÃO MICRO MOMENTOS?

VOCÊ SABE O QUE SÃO MICRO MOMENTOS?

Me diz uma coisa, onde você vai quando quer se informar sobre alguma coisa?

A quem você pergunta?

Quais as suas referências?

Se você quer entender melhor sobre como o Google pode te ajudar atrair clientes para o seu negócio, você vai gostar desse artigo.

Pode parecer bobagem no primeiro momento, mas você já parou para pensar quantas vezes você usa a internet e mais precisamente o Google para tirar suas dúvidas?

Seja pela busca ou no Youtube, cada dia que passa fazemos isso mais e mais, de uma maneira tão simples quanto escovar os dentes ou abrir os olhos.

E sem perceber passamos a viver o que o Google denominou de micro momentos.

Para explicar melhor sobre o que são os Micro Momentos o Google lançou faz um vídeo em 2015, vale a pena conferir.

Veja o vídeo abaixo para entender melhor:

Segundo uma pesquisa recente do Google, 94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto fazem suas tarefas.

E 80% do brasileiros que possuem esses aparelhos, usam para saber mais sobre algum produto ou serviço que pretendem comprar.

A pesquisa ainda apontou que uma pessoa no Brasil, olha em média 86 vezes por dia para o celular.

COMO APROVEITAR ESSA OPORTUNIDADE?

[signinlocker]Não é uma tarefa muito fácil já que você precisa pensar estrategicamente em uma (ou várias) formas de atrair a atenção do consumidor não para venda de imediato, mas para o relacionamento.

Em uma aula com o professor Rafael Rez, um dos maiores especialistas de marketing de conteúdo do Brasil, compartilhou o seguinte fluxograma.

Leia  FACEBOOK "AMIGOS NAS IMEDIAÇÕES" AFINAL PARA QUE SERVE ISSO?

micro-momentos-marketing-de-conteudo

Antes de fazer uma oferta é preciso estabelecer um relacionamento com o seu potencial cliente, oferecer um conteúdo de valor.

E para isso é preciso rever conceitos, antigamente as empresas faziam um primeiro contato e depois ofereciam seus produtos e serviços, esse tipo de método já não funciona mais.

E os vídeos ajudam a impulsionar ainda mais a mensagem que uma empresa ou profissional querem passar ao seus potenciais clientes e clientes assíduos.

Se você quer seu anúncio se destaque em meio a um oceano de tantos outros, qual é o seu diferencial?

É preciso lembrar que as pessoas engajam por aquilo que elas querem e quando querem, e então surge a pergunta…

Como saber se aquele é o melhor momento para sua oferta?

Ou ainda como ajudar as pessoas a seguirem

Micro Momentos
Fonte: Google

os passos até a compra do seu produto ou serviço?

Para ajudar nesse raciocínio o Google, clássica as pessoas dessas micro momentos em quatro estágios que são:

“MOMENTO EU QUERO SABER”

O que é o momento eu quero saber? Sabe quando você vê algo ou alguém que te chama a atenção?

Qual é o seu impulso inicial? Descobrir mais sobre aquilo óbvio! E aonde você vai? Isso mesmo! Seu possível cliente também vai.

Antes tínhamos que esperar para procurar informações, agora, podemos tê-las nas pontas dos dedos a qualquer momento. – Sridhar Ramaswamy – SVP Ads & Commerce at Google

Eu disse possível porque nesse momento talvez ele não esteja apto para comprar seu produto ou serviço ainda já que nesse estágio é apenas de curiosidade.

Segunda a pesquisa do Google, 65% do usuários de smartphone os utilizam para aprender mais sobre algo que viram na TV.

Leia  COMO CONSTRUIR A SUA PRESENÇA ONLINE

E o que fazer? Pense bem, o que você quer quando está pesquisando sobre algo que te chamou a atenção?

Se você pensou em respostas, você está cada vez mais próximo de atender as necessidades do seu cliente com o seu produto ou serviço, pense nas perguntas que seu potencial cliente pode ter a respeito do que você oferece.

Quais são as primeiras impressões? Quais são as dúvidas? Quais são os seus diferenciais?

“MOMENTO EU QUERO IR”

As sofisticadas ferramentas de localização disponíveis nos smartphones estão ajudando consumidores a encontrar o que querem e levá-los aonde querem. – Sridhar Ramaswamy – SVP Ads & Commerce at Google

Segundo o Google as buscas por “próximo de mim” aumentaram 55% entre janeiro de 2014 e junho de 2015.

Isso é fundamental para as pessoas que possuem negócios locais e querem aumentar suas vendas sem ter que fazer grandes investimentos!

É possível criar campanhas de segmentação visando atender esse público específico e o que você vai fazer?

Ficar olhando o seu cliente entrar na loja ver o produto, consultar pelo smartphone e ir embora?

Se isso ainda não aconteceu com você vai acontecer a qualquer momento, prepara-se, pois 74% dos usuários de smartphone fazem uso dele dentro do estabelecimento comercial.

“MOMENTO EU QUERO FAZER”

Os consumidores não precisam esperar para descobrir alguma coisa. É possível procurar na hora que a necessidade aperta. – Sridhar Ramaswamy – SVP Ads & Commerce at Google

Segundo o Google pesquisas relacionadas a “como fazer” no Youtube cresceram 72% entre Janeiro e Junho de 2015.

Nessa etapa o cliente está quase “no ponto” para partir para “os finalmente” e é nesse momento ou micro momento que precisamos apresentar pontos importantes para a sua tomada de decisão.

Leia  SERÁ QUE A MINHA EMPRESA PRECISA MESMO DE UM BLOG? [VÍDEO]

Para isso devemos estar nos fazer presentes em todas as etapas para então ser lembrados com nossos produtos ou serviços.

Por isso é cada vez mais importante criar conteúdo que seja relevante, pensando em cada uma dessas etapas.

“MOMENTO EU QUERO COMPRAR”

79% dos consumidores brasileiros dizem que estão tomando decisões de compra mais rápido agora do que há alguns anos, graças às pesquisas online.

Então as empresas que terão sucesso num futuro próximo serão aquelas que irão identificar com mais agilidade e rapidez.

Em que momento estará o seu cliente e como estará posicionada diante desse momento, isso fara (e já faz) a diferença entre vender ou não.

Em aparecer para o seu cliente ou não ou entre seu cliente se tornar um grande fã da sua empresa ou da sua marca ou não.

Claro que trazendo isso para o pequeno negócio parece algo extremamente complexo e caro, mas entenda que é uma mudança rentável e extremamente necessária para sua permanência no mercado.

Amanhã ou depois seu concorrente se posicionará onde não havia ninguém (nem você inclusive), perdendo espaço, oportunidades, vendas e clientes dia após dia, isso é um fato.

Gostando ou não, cedo ou tarde irá acontecer, então busque aprender mais sobre marketing digital, nem que seja para contratar uma agência assim saberá ao menos o que cobrar dela.

Fonte: Think with Google

Consultoria em vendas online

O QUE SÃO MICRO MOMENTOS?
5 (100%) 5 votes