O QUE É UM ESPECIALISTA EM VENDAS ONLINE?

COMO ELE PODE AJUDAR A IMPULSIONAR AS VENDAS DA SUA EMPRESA

Olá tudo bem?

Recentemente escrevi um artigo falando sobre a importância da presença digital para uma empresa e trazendo um questionamento sobre a situação da presença digital das empresas.

Tive a oportunidade de conversar com alguns empresários ou representantes de empresas que ao me apresentar como especialista em vendas online faziam a pergunta…

O QUE É UM ESPECIALISTA EM VENDAS ONLINE E COMO ELE PODE ME GERAR (OU  MELHORAR) RESULTADOS DA MINHA EMPRESA?

E nesse artigo vou te mostrar três pontos.

  • O que é um especialista em vendas online
  • O que não é um especialista em vendas online
  • Quais são os resultados que um especialista em vendas online pode gerar para o seu negócio

Algumas pessoas leram o meu último artigo e me disseram…

  • Nossa Samuel! Muito legal agora sim eu tenho um norte, vou contratar um webdesigner para fazer meu site e ajudar nos posts da minha página no Facebook e etc…

Poucos dias depois as mesmas pessoas vieram a mim e dizendo…

  • Puxa vida Samuel! Os investimentos são muito altos!

Eu devolvo com um bem tranquilo… – É mesmo fulano? E por que?

E então a pessoa me mostra uma lista enorme de profissionais e/ou agências que precisa contratar para poder desenvolver o seu negócio sem saber ao certo se está fazendo as escolhas de maneira correta.

Leia  COMO USAR A BUSCA POR VOZ PARA GERAR VENDAS TODOS OS DIAS

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Existe algo que em marketing chamamos de métricas do ego…

É muito comum empresários acreditarem que precisam de um site como “um cartão de visitas” (mas que na verdade está mais para panfleto online).

Uma página no Facebook com várias curtidas, um Twitter, Instagram e canal no Youtube com muitos inscritos ou seguidores se preferir o termo.

Mas a pergunta que eu te faço é…

Quantos contatos, vendas ou oportunidades de negócios seu site e perfis nas sociais geram para você?

Não adianta ter um site “bonito” ou perfis nas redes sociais com vários seguidores e curtidores se isso de fato não gera uma venda ou contato se quer para você.

A maior causa disso é porque os empresários ainda não entendem a importância de uma estratégia para se posicionar de forma efetiva para o seu mercado.

E para isso existe uma solução… Chama-se Especialista em Vendas Online ou EVO.

Vou falar uma coisa que talvez te surpreenda, mas o número de seguidores, fãs ou inscritos não tem impacto sobre o quanto você pode vender.

Ou seja, você pode ter um bom faturamento mesmo tendo um número que pode parecer “baixo”.

Existem muitos casos de sucesso de empresas e empreendedores que conseguem alcançar um excelente faturamento mesmo com uma lista pequena de contatos no seu email por exemplo.

E O QUE É UM ESPECIALISTA EM VENDAS ONLINE?

Um especialista em vendas online é um profissional que atua de forma estratégica para auxiliar a empresa a se posicionar no mercado digital de forma efetiva.

Em outras palavras é um profissional que atua como um guia orientando quais os caminhos que uma empresa deve seguir ou evitar para alcançar seus objetivos.

O QUE NÃO É UM ESPECIALISTA EM VENDAS ONLINE?

Um especialista em vendas online não é um faz tudo, mas ele tem um conhecimento sobre o todo e sobre quais os tipos de estratégias se encaixam melhor para cada tipo de negócio.

Leia  COMO ATRAIR CLIENTES E GERAR VENDAS TODOS OS DIAS

Claro que ter o conhecimento não é garantia de resultados, mas com certeza é um fator determinante para evitar prejuízos.

Não espere que o especialista em vendas online seja como por exemplo um web designer que chega a passar dias ou semanas enviando modelos de sites “bonitos” para você aprovar.

O especialista em vendas online irá lhe apresentar duas ou três escolhas de sites (com certeza em WordPress) que irão gerar mais conversões (contatos, vendas ou oportunidades negócios) para a sua empresa.

QUAIS SÃO OS RESULTADOS QUE UM ESPECIALISTA EM VENDAS ONLINE PODE GERAR PARA O MEU NEGÓCIO?

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Os resultados mais importantes que esse profissional pode gerar para o seu negócio eu citei algumas vezes no artigo.

Contatos, vendas e oportunidades de negócios, esses são resultados fáceis de se acompanhar e medir.

Mas uma coisa importante que eu preciso te dizer é que um especialista em vendas online por si só não faz milagres.

Lembra da expressão uma andorinha não faz verão? É bem isso que eu quero dizer.

Ele não chega em uma empresa e diz…

  • Que aja resultados! E simplesmente os telefones começam a tocar, as caixas de email lotam de pedidos… Seria bom que fosse assim, mas a realidade é outra.

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Existe uma necessidade de uma parceria comprometida com os resultados entre o profissional e o empresário ou equipe que irá trabalhar junto com o especialista.

E aí você me diz…

  • Poxa Samuel, mas é claro que eu ou a minha equipe estamos dispostos a ajudar para alcançar os resultados! E eu vou te dizer que é verdade, mas na prática a história é diferente.
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Não me entenda mal, não estou dizendo que você ou seus funcionários não são comprometidos.

Mas acontece que serão atribuídas novas responsabilidades as que você já possui e na maioria das vezes é difícil conciliar.

Porém é extremamente importante e necessário que você consiga realizar as etapas, do contrário os resultados não aparecerão e então você achará que o dinheiro vestido não valeu a pena ou que o especialista não fez seu trabalho direito.

Vou te dar um exemplo prático sobre o que estou dizendo.

Imagine que você tem um Pet Shop em um bairro da sua cidade e decide contratar um especialista em vendas online para alavancar seus negócios na internet, após a primeira reunião e definido os primeiros passos.

O especialista fica responsável por criar um roteiro para seu vídeo que irá para seu canal do Youtube e página do Facebook, quando chega o dia da gravação você não decorou o seu texto… Preciso continuar?

Esse foi um exemplo simples, mas bem simples mesmo.

Não dá pra esperar que o especialista faça tudo acontecer sozinho é uma via de mão dupla e que depende não só da confiança no trabalho, mas também comprometimento e parceria.

RECAPITULANDO

Nesse artigo vimos três pontos:

  • O que é um especialista em vendas online – uma explicação direta da profissão e seus conhecimentos.
  • O que não é um especialista em vendas online – o que não esperar que seja a função do especialista e a importância da parceria e do comprometimento entre o empresário e o especialista.
  • Quais são os resultados que um especialista em vendas online pode gerar para o seu negócio – quais são as vantagens e benefícios de ter um profissional desses trabalhando ao seu lado.

E VOCÊ PRECISA DE AJUDA PARA MELHORAR OS RESULTADOS DO SEU NEGÓCIO?

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Fique tranquilo…

Eu posso te ajudar, podemos trabalhar juntos e mudar o rumo do seu negócio, tenho escopos que atendem desde o comerciante local até uma empresa de grande porte, clique aqui.

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  • Helena

    Sucesso