O QUE É OVERLOAD? E PORQUE ISSO PODE PREJUDICAR SEUS NEGÓCIOS

Descubra o que é overload e porque isso vem causando prejuízo a muitos empresários

Se tem uma coisa que ninguém discorda é que existe muita informação na internet, o ponto em questão, é que todo esse conhecimento e informação não está organizado.

Ou pelo menos, não está claramente organizado, a ponto de você saber onde você tem que começar onde é o meio do caminho e qual é o fim da jornada do aprendizado.

Ainda que a jornada pelo conhecimento não tenha um fim, é preciso ter pontos de referência de aprendizados.

Para que ao menos você saiba se aquilo que você está vendo está em um estágio em que você já ultrapassou ou que ainda é necessário você comprei outras etapas até que possa por fim adquiri-lo.

Essa total ausência de conexão entre os pontos que ligam a pergunta de uma pesquisa a descoberta e o aprendizado tem levado muitos empresários a verdadeiros colapsos financeiros.

E deixando tantos outros completamente desorientados, entre seu ponto de partida, a jornada e seus objetivos.

Vamos falar sobre os seguintes pontos.

  • O que é overload?
  • Por que ele é ruim?
  • Como descobrir se você está sofrendo de overload.
  • Como e porque ele tem gerado prejuízos a muitos empresários.
  • Como evitar que você tenha um overload.

O QUE É OVERLOAD?

O que é overload?

A tradução literal de overload é sobrecarga e assim como diversas outras palavras ela foi apropriada ao português, aqui no Brasil overload entende-se como excesso de informação ou excesso de conteúdo.

Quem nunca se perdeu em meio a um objetivo de adquirir uma determinada informação e acabou ficando completamente perdido em meio a diversas abas abertas no navegador?

Você talvez até já saiba, se não souber, estou te informando agora…

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!

Leia  MARKETING DIGITAL PARA LEIGOS [PODCAST]

Vou compartilhar com você um drama que muitos empresários e empreendedores têm vivenciado, o drama do excesso de informação também conhecido como overload.

POR QUE ELE É RUIM?

Por que overload é ruim?

 

Eu queria que você imaginasse agora, que estivesse vagando pelo deserto do Saara.

Então você está com sede muita sede, e para você matar a sede você precisa beber água certo?!

Agora imagine que para matar a sua sede você tem a sua frente uma caixa d’água com aproximadamente 10 mil litros d’água.

Já que você não tem um copo à sua disposição e não consegue subir no topo da caixa d’água para poder mergulhar e saciar a sua sede, você resolve fazer um furo para poder beber água.

Só que ao fazer o furo você acaba trincando a caixa d’água e fazendo um buraco maior do que o que você necessita para matar a sua sede.

Muito provavelmente além de você não conseguir matar a sua sede, você vai perder toda água está ali e corre o risco de se engasgar.

Com excesso de informação acontece da mesma forma, você paga pela internet em busca de uma informação e acaba se perdendo no oceano de conteúdos.

Não sabe onde começa, o que está no meio e o que termina para você aplicar o que aprendeu.

Muito provavelmente você também já passou por isso não importa se você é universitário, ou um empresário, empreendedor ou apenas um usuário comum.

A grande maioria de nós passamos por isso todas as vezes em que vamos buscar uma informação na através da Internet.

COMO E PORQUE O OVERLOAD TEM GERADO PREJUÍZO PARA MUITOS EMPRESÁRIOS

Porque o overload tem gerado prejuízo para empresários.

O excesso de informação tem gerado prejuízos a muitos empresários.

Por conta dessa facilidade de acesso a conteúdos seja no Google,  através de blogs, nas redes sociais ou nos vídeos, via YouTube por exemplo.

Cada vez mais tem se valorizado, “o faça você mesmo” ou “aprenda a fazer você mesmo”.

No entanto, o que se tem observado ou pelo menos, o que eu tenho ouvido dos empresários é que nada é tão simples como é dito na internet.

Muitos deles têm se visto dedicar mais tempo aprendendo sobre marketing digital, por exemplo, do que  em seu próprio negócio.

Você conhece essa história, o empresário quer gerar mais vendas para o seu negócio então eu descobre que a internet pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar alcançar esse resultado.

Pesquisando pela internet, ele descobre que precisa se aprofundar mais para gerar maiores e melhores resultados para o seu negócio, então resolve fazer um curso de Facebook Ads.

Durante o curso, descobre a importância de ter uma ferramenta de e-mail marketing para auxiliá-lo a desenvolver campanhas.

Ao contratar a ferramenta de e-mail marketing ele ganha um outro curso que fala sobre estar bem posicionado no Google, e ele resolve fazer um curso de SEO.

Enquanto ele faz o curso de SEO, coloca suas campanhas para rodar no Facebook e elas não geram resultado que ele esperava.

Dessa vez ele resolve participar de outros cursos presenciais para adquirir ainda mais conhecimentos.

Até que chega um determinado momento, que esse empresário para e pensa…

Empresário perdido

“Eu não sei mais dizer se o meu negócio é o que comecei há alguns anos atrás ou se é o marketing digital que estou aprendendo agora”. – João um empresário perdido

PODE ATÉ PARECER ENGRAÇADO… MAS NÃO É!

Com essa brincadeira, que não é nada engraçada, empresários perdem rios e rios de dinheiros em cursos, eventos, mentorias, seminários e webinários que não levam até seus objetivos.

Claro que isso não é uma regra, não é todo o curso, evento, seminário, workshop, palestra webinário ou blog que é ruim.

Mas o conteúdo desfragmentado prejudica aqueles que são leigos no mercado e até outros com mais conhecimentos.

Você provavelmente conhece alguém nessa situação… De repente você está nessa situação!

COMO EVITAR QUE VOCÊ TENHA UM OVERLOAD

Como evitar o overload

A verdade é que a culpa pelo excesso de informação não está na facilidade de acesso ao conteúdo, muito pelo contrário.

Para mim a culpa é do empresário que não sabe delegar funções de forma adequada.

Geralmente quem sofre com overload, são aqueles líderes centralizadores em que todas as etapas do processo precisam passar pelo seu crivo de aprovação.

Claro que isso é apenas um dos diversos exemplos causadores do excesso de informação, portanto uma das formas de você evitar overload é delegando funções a sua equipe.

Se você é empresário de uma pequena empresa e não possui uma equipe, existe a possibilidade de você terceirizar as funções operacionais através de contratações de freelancer.

E para lhe ajudar a desenhar estratégias para o seu negócio a contratação de um consultor em marketing digital pode facilitar o seu caminho até os seus objetivos.

Eu tenho um projeto em que ajudo empresas criando um plano de marketing digital exclusivo personalizado e gratuitamente.

Se você precisar dessa ajuda basta clicar na frase acima.

CONCLUSÃO

Overload é um caminho sem volta, só é possível perceber os seus danos muitas vezes depois da perda de muito tempo e dinheiro mau investidos.

E o combate a ele é constante e diário, é preciso ter muita paciência e discernimento para escolher onde e quando se aprofundar em uma informação.

Mesmo quem trabalha sozinho precisa contar com ajuda de outras pessoas para executar tarefas e funções secundárias para o negócio.

Saber fazer isso com sabedoria vai te ajudar não apenas economizar tempo e dinheiro, mas também vai te ajudar a poupar saúde.

E você já teve sua experiência overload? Como foi?

Leia  COMO CAPTAR CLIENTES SEM GASTAR SOLA DE SAPATO

Compartilhe comigo nos comentários.

O QUE É OVERLOAD? E PORQUE ISSO PODE PREJUDICAR SEUS NEGÓCIOS
5 (100%) 1 vote