OS 12 MITOS DO MARKETING DIGITAL

E COMO ELES ACABAM COM O LUCRO DAS EMPRESAS

Você conhece os mitos do marketing digital? Muitos empresários acreditam em boa parte deles e alguns, talvez até todos eles.

Será que você acredita em alguns desses mitos?

De uma maneira geral, empresários de pequenas, médias e até de grandes empresas não sabem como usar o marketing digital para gerar vendas para seu negócio físico.

Mas o que acontece?

Por que os empresários e profissionais liberais acreditam nesses mitos do marketing digital?

E afinal quais são esses tais mitos?

Quando falamos de mitos do marketing digital, acredite em mim a lista é BEM maior do que você possa imaginar.

Porém, dessa lista eu identifiquei 12 que são os mais reincidentes dentre empresários, comerciantes e profissionais liberais.

Vamos falar dos mitos do marketing digital, a causa deles e apresentar algumas soluções que podem ajudar a você quebrar esses paradigmas.

OS 12 MITOS DO MARKETING DIGITAL

Os 12 mitos do marketing digital

Quando você fala sobre mitos, é importante lembrar que na maioria das vezes não passam de histórias distorcidas que vão sendo passadas adiante, tipo telefone sem fio.

Às vezes são versões de uma experiências mau sucedida ou “contos” que são inventados por pessoas para colocar medo ou dificuldade em você.

Lembra a história que sua mãe ou sua avó contava sobre não tomar leite comer manga? Ou do homem do saco?

Se você for de São Paulo, vai lembrar da história do palhaço da Kombi, que tantas outras lendas urbanas, como a loira do banheiro por exemplo.

Nos mitos de o marketing digital não é diferente, são percepções que alguns empresários tiram para tentar simplificar a sua falta de conhecimento (a fundo) no assunto.

Quer ver uma prova disso? Então vamos falar no primeiro mito provavelmente o mito mais comum de todos… O mito das REDES SOCIAIS.

#1 MITO: REDES SOCIAIS

Não quero parecer generalista, mas raras são as exceções em que empresas conseguem usar adequadamente as redes sociais.

E isso não é algo que acontece apenas com as pequenas empresas, mas com as grandes também.

Infelizmente as redes sociais não tem sido aproveitadas da melhor forma pelas empresas fazendo com que o primeiro pensamento seja algo do tipo…

“Bem posso pedir para o meu estagiário cuidar da página da empresa, afinal bastar fazer posts aleatórios, sobre a segunda ou sexta feira ou quem sabe sobre cães, gatos e bebes.

Usando de maneira adequada as redes sociais podem se tornar uma máquina de geração leads e vendas para o seu negócio.

O que acontece na maioria dos casos é falta de planejamento e objetivos claros sobre o que é postado nessas redes.

Ao invés de postar algo sobre a segunda feira ou amenidades, pense em duas coisas:

1) Esse conteúdo tem alguma relevância para a minha audiência ou para audiência que eu quero atrair?

2) Depois que eu conseguir atrair as pessoas para esse conteúdo qual será o próximo passo que ela deverá tomar?

Pronto! A base para uma boa gestão de mídias sociais.

Lembrando que estamos falando de geração de negócios e não em gestão de crises ok?

Então vamos para o segundo mito, o mito que caminha lado-a-lado com as redes sociais…

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#2 MITO: MÉTRICAS DA VAIDADE

Métricas da vaidade

É fácil, muito fácil se perder pelas métricas da vaidade, mas primeiro o que são essas métricas da vaidade?

Bem métricas da vaidade é a atenção voltada para números que não geram negócios para sua empresa.

Por exemplo, quantas curtidas você precisa ter para pagar os salários da sua empresa? Percebe?!

Se você não paga as suas contas com curtidas, comentários ou compartilhamentos? Então qual a importância delas afinal? Nenhuma.

Veja só a página no Facebook do Guaraná Antártica (estou usando essa página como exemplo, mas poderia ser qualquer outra).

Ela tem mais de 16 milhões de fãs, mas alguns de seus posts tem menos de mil, claro que tem outros com alguns milhares de curtidas e comentários.

Mas pensa o seguinte, em uma página de que tem mais de 16 milhões de fãs, ter 16 mil curtidas em um post significa ter 1%, menos do que isso é preocupante não acha?

Claro que aqui a conversa estica um pouco mais, por conta das atualizações do Facebook.

Mas como o intuito aqui é mostrar que essas métricas são irrelevantes se não gera vendas para sua empresa.

Aqui não existe uma solução prática, é apenas o entendimento de cair na real mesmo, não tem segredo.

Curtidas não pagam contas. Vendas sim!
Curtidas não pagam contas. Vendas sim!

Dito isso vamos ao terceiro mito…

#3 MITO: BASTA INVESTIR NO GOOGLE ADWORDS OU FACEBOOK ADS PARA A MÁGICA ACONTECER

Google Adwords | Facebook Ads

Bem aqui eu quero compartilhar uma experiência e isso também se aplica ao Facebook Ads.

Um tempo atrás fiz uma reunião com um dono de uma rede franquias e que estava com problemas nas suas campanhas do Google Adwords.

Ele dizia que investia um valor alto, mas os leads que chegavam já não tinham a mesma qualidade de antes e ele não entendia o por que.

Então pedi para que ele me mostrasse quais os passos que o possível cliente teria que dar até preencher um formulário de proposta para aquisição da franquia.

Confesso que não me surpreendi, quando ele me mostrou e identifiquei os seguintes erros.

1) Comprava as palavras-chave erradas:

A franquia dele tinha um valor alto para investimento e mesmo assim ele comprava palavras chave como franquia barata.

Esse erro pode parecer bobo, mas se você precisa de um público qualificado, não faz sentido você comprar tráfego dessa maneira e muitos empresários fazem isso.

2) Ao clicar no anúncio você ia para a home do site:

O cliente que estivesse interessado tinha que encontrar o link seja um franqueado para daí então poder preencher o formulário de interesse.

Aqui o ideal seria o possível cliente cair em uma página em que teria informações relevantes sobre o e negócio e que ao final tivesse um “convite” para preencher o formulário.

3) Perguntas que não ajudavam a qualificar o contato:

Havia muitas perguntas no formulário e poucas poderiam ser realmente aproveitadas para qualificação do contato.

E mesmo sem qualificação recebia um contato mesmo assim.

4) Não sabia como trabalhar os contatos que não compravam:

Muitas vezes os empresários acreditam que uma pessoa que não compra dele irá comprar do concorrente e nem sempre isso é verdade.

Em alguns casos o contato pode adiar a decisão de compra e mesmo que ele tivesse feito a compra é importante manter o relacionamento para fazer outras ofertas no futuro.

#4 MITO: MINHA EMPRESA SÓ PRECISA TER UM SITE

O que eu mais tenho recebido de propostas ultimamente é em reformular ou criar sites.

Quando eu começo a levantar as necessidades dos clientes então eles dizem o que querem não o que precisam.

Muitas vezes tanto empresários como profissionais liberais acreditam que um site com layout “bonito” irá resolver o seu problema de falta de vendas.

Bem um belo layout realmente é fundamental, mas será que é só isso mesmo que realmente importa?

Se você tem um site você precisa ter dois objetivos com ele, gerar contatos e oportunidades de negócios, simples assim.

Ter um bom layout é importante, mas não é a única coisa para a qual você deve se atentar.

Ao invés de se preocupar com a parte estética, procure notar se eu site é convidativo para o usuário solicitar um pedido de orçamento por exemplo.

#5 MITO: PRECISAMOS FAZER (O QUE ESTIVER NA MODA) OU PRECISAMOS ESTAR PRESENTES EM TODAS AS REDES SOCIAIS

Esse é o mito dos fashionistas, se você não sabe o que é um fashionista vou te explicar.

Fashionista é aquele que segue as tendências de tudo que é novidade ou que simplesmente “está na moda”.

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Ao lado desse mito existe a crença de que é preciso estar presente em todas as redes sociais.

As duas coisas são uma tremenda bobagem.

Claro que você precisa conhecer as novidades, mas só vale apostar em novas ferramentas se você percebe uma migração do seu público alvo para ela.

Do contrário apenas otimize seus resultados com as mídias que você já trabalha.

#6 MITO: MEUS CONCORRENTES NÃO ESTÃO NA INTERNET

O empresário médio brasileiro não é inovador segundo uma pesquisa relatada revista Exame PME.

O que isso quer dizer? Quer dizer que ele na maioria das vezes é um “Maria vai com as outras”, esse próprio mito já diz isso.

Quando uma oportunidade de verdade não é fazer algo que já estão fazendo e tentar ser melhor.

É começar algo que não há concorrência nenhuma e sair na frente.

E nesse caso não estamos falando de atirar no escuro, a internet é uma realidade no Brasil e mesmo assim infelizmente muitos empresários locais ainda não entenderam isso.

#7 MITO: A INTERNET SÓ É VANTAJOSA PARA QUEM VENDE PRODUTOS

O melhor exemplo nesse caso é próprio aqui do blog, no meu caso eu ofereço a consultoria que é um serviço.

E mesmo assim posso atender mais clientes de qualquer lugar do Brasil e do mundo, graças ao skype, facetime Google hangout.

Eu conheço o case de dois médicos que só atendem presencialmente e usam a internet para compartilharem seus conhecimentos, adivinha qual o resultado?

Agenda cheia todo dia!

#8 MITO: MEU NEGÓCIO É LOCAL, NÃO JUSTIFICA VENDER PELA INTERNET

A verdade é que segundo uma pesquisa do SEBRAE SP, mais de 70% dos negócios locais não possuem site.

E muitos deles nem sabem ao certo a razão de precisar ter um e quando tem não sabem como usá-lo a seu favor.

Entenda melhor o quando falamos no próximo mito…

#9 MITO: MINHA EMPRESA É PEQUENA, NÃO TEM SITE, NEM BLOG, ENTÃO ELA NÃO ESTÁ PRESENTE NA INTERNET

Em uma pesquisa global realizada pela GoDaddy (provedor de tecnologia para pequenas empresas) 59% dos pequenos empresários não possuem um site.

A pesquisa foi feita com 4.000 micro negócios ( empresas com até 5 funcionários ou menos) nos seguintes países Áustralia, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Índia, México e Reino Unido.

A pesquisa apontou que 35% dos empresários acreditam que suas empresas são pequenas demais para ter um site.

Ao mesmo tempo, esses empresários afirmaram saber que estar fora da internet é uma grande desvantagem para o seus negócios.

Nessa pesquisa mostra que 55% dos empresários tem a intenção de criar um site nos próximos dois anos.

E eles tem a expectativa de que com uma presença online isso ajudará aumentar o crescimento do seu negócio.

  • 48% acredita que seus negócios crescerão 25% ou mais nos próximos 3 a 5 anos.
  • 81% afirmou que espera crescimento de 10% ou mais. Não são expectativas irreais – dos respondentes que já possuem website, 59% afirmou que seu negócio cresceu uma vez que construíram seu site.
  • 48% disse que tem a intenção de vender seus produtos em seus sites (função e-commerce), dentro de um ano de lançamento da página.
  • 52% afirma que a criação de um site irá expandir sua base de clientes localmente, enquanto um em dez acredita que irá expandir a base de clientes nacional e internacionalmente.
  • 84% acredita que é importante que seus novos sites sejam compatíveis para o formato mobile.

OLHANDO MAIS AFUNDO

Você deve ter entendido que o maior destaque aqui é a das expectativas de crescimento para aqueles que não tem planos para criar um site.

Segundo a RedShift, os empresários que não tem a intenção de criar um site para seus negócios nos próximos dois anos tem uma expectativa menor.

Com apenas 19% afirmando que esperam um crescimento de 25% a 50% nos próximos 3 a 5 anos.

A competição com a concorrência é o que mais motiva o empresário na hora de decidir criar um site para o seu negócio.

83% dos empresários que já possuem um site, sentem-se em vantagem com relação aos negócios que ainda não possuem.

PEQUENAS EMPRESAS, GRANDES NEGÓCIOS

Apesar de existir mais de 200 milhões de pequenas empresas no mundo para muitas ter um site ainda é um desafio muito grande.

Na pesquisa muitos empresários apontam que não tinham tempo, dinheiro ou conhecimento técnico para criar um site.

  • 35% acredita que sua empresa é pequena demais para precisar de um site
  • 21% afirma que está além de seus conhecimentos técnicos
  • 20% diz que não é financeiramente acessível
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O tamanho e a idade da empresa também contam para o empresário na hora de decidir fazer um site ou não para o seu negócio.

Olha só que interessante, para novos negócios chega a ser duas vezes mais provável que criem um site do que negócios mais antigos.

72% de negócios com até 3 anos de existência ou menos comparado aos 42% dos negócios com mais de 4 anos.

Além disso, empresas com apenas uma pessoa é ainda mais difícil que crie um site, (42%) do que os com empresas que possuem de 2 a 5 pessoas (65%).

E você qual a sua opinião sobre essa pesquisa?

#10 MITO: MEUS CLIENTES NÃO ESTÃO NA INTERNET

What?

Segundo o IAB Brasil, hoje temos mais de 100 milhões de usuários na internet.

Se você parar para pensar que no Brasil somos mais de 200 milhões e a classe produtiva seja entorno de *150 milhões (estou chutando).

Temos mais de 70% da classe produtiva ou mais 50% da população geral brasileira na internet.

Lembrando que temos mais de 200 milhões de celulares sendo desses 168 milhões de smartphones (que possui acesso a internet), segundo uma pesquisa feita pela FGV.

Será realmente que seus clientes não estão na internet?

#11 MITO: INVESTIR EM MARKETING DIGITAL É CARO

Esse é o mito dito por empresários que acreditam que anunciar em um jornal, revista ou outdoor traz mais resultados do que a internet.

Em revistas e jornais de grande circulação um investimento não sai por menos de R$ 50 mil.

Talvez em alguns jornais de bairro da sua cidade o valor seja de R$ 300, R$ 400 ou R$ 500, mas você consegue medir os resultados deles?

Eu garanto a você que dificilmente você conseguirá ter os mesmos resultados.

Investir em marketing digital é mais em conta do que em mídias tradicionais com um resultado muito mais efetivo.

Uma vez que em marketing digital não é apenas anunciar (propaganda) existe uma estratégia (marketing) desenhada especificamente para o seu negócio.

A verdade é que a maioria das empresas não está preparada para esse tipo de investimento e nem para os resultados que ele pode trazer.

E talvez você se pergunte… Por quanto tempo uma empresa dessas conseguirá se manter mercado?

Sinceramente eu não sei, mas ao que tudo indica bem menos do que ela gostaria.

A solução aqui é preparar o posicionamento da sua empresa para o mercado e planejar para poder atingir seus resultados.

#12 MITO: SOBRINHO – MEU SOBRINHO PASSA O DIA TODO NO FACEBOOK ELE DEVE SABER FAZER ISSO

Uma das grandes barreiras que existe entre profissionais de marketing e empresários é a do “sobrinho”.

Por falta de conhecimento e informação, muitas vezes o empresário deduz que seu sobrinho que gosta de passar no Facebook poderá ajudá-lo.

Lembra que lá no começo eu mencionei sobre alguns empresários pensarem que o fato do seu sobrinho passar o dia todo na internet o credencia para gerir as redes sociais?

Pois é, ao menos que o seu sobrinho tenha feito cursos de especialização da área, você terá uma grande frustração.

Porque passará acreditar em alguns dos mitos citados acima, começará a investir e não verá resultados concretos, para isso existe duas soluções.

Não há nada de errado em pedir ajudar para o seu sobrinho, porém se for para deixar nas mãos dele, matricule-o em cursos da área.

A medida que seu conhecimento e experiência aumentarem seus resultados poderão crescer juntos.

A segunda alternativa é contratar um profissional já credenciado no mercado e quanto isso você pode pedir indicações de amigos ou pesquisar no Google.

Em um artigo aqui do blog por exemplo, o que é um especialista em vendas online e como funciona a consultoria, vale a pena você conferir.

CONCLUSÃO

Nesse artigo falamos sobre os 12 mitos do marketing digital, mesmo sabendo que a lista pode ser maior que essa mostrada no artigo.

Então te pergunto, em qual desses mitos você acredita (ou acreditava antes de ler esse artigo)?

Quais são as suas dificuldades para quebrar esses paradigmas?

Eu sei que existe uma dificuldade para os empresários e profissionais liberais implementarem esses processos sozinhos.

E por isso quero me colocar a disposição através da minha consultoria em vendas online.

OS 12 MITOS DO MARKETING DIGITAL
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  • Paulo

    Artigo claro, direto, didático e esclarecedor. Parabéns!