MARKETING DIGITAL É FAZER SPAM?

POR QUE SERÁ QUE ALGUNS EMPRESÁRIOS AINDA PENSAM ASSIM?

Marketing Digital é  fazer SPAM? Isso é o que alguns empresários pensam (e não são poucos!), mas por que será que eles pensam assim? Ainda hoje!

Muitos assuntos que trago aqui no blog, surge de debates e conversas com prospects, clientes e colegas da área de marketing.

Essa semana uma pessoa comentou sobre ter abordado uma amiga (e possível cliente) sobre ela investir em estratégias de Marketing Digital para o seu negócio.

Ela devolveu com a seguinte pergunta… Ah! Marketing Digital? É aquele negócio de fazer SPAM?!

Pela forma como essa pessoa relatou nesse grupo, eu imagino que ela tenha reagido mais ou menos assim…

Chaves ficando paralisado!

Brincadeiras a parte, vou tentar te trazer o por que dessa visão dessa pessoa para meio do debate e tentar explorar essa questão.

Para depois poder responder de forma assertiva e clara!

Não se preocupe, a ideia não é trazer argumentos sobre pensamentos cognitivos e tentar buscar na essência a resposta.

Em outras palavras não quero te mostrar como fulano pensa que A + B não é igual a C.

Vou te mostrar porque ele pensa isso e porque talvez realmente A + B não seja igual a C.

Ficou confuso?

Ficou curioso?

Ficou com raiva? 😉

Então me acompanhe…

POR QUE ALGUNS EMPRESÁRIOS “AINDA” PENSAM QUE MARKETING DIGITAL É FAZER SPAM?

Será que Marketing Digital é fazer SPAM?

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

Quer ver só?

Vá até o seu email agora (mas volte pra cá depois e continue lendo artigo ok?! 😪 😉), olhe a sua caixa de entrada quantos emails que você não autorizou receber tem ali?

Depois, só por curiosidade, veja a sua caixa de SPAM e veja quantos emails existem ali que você também não solicitou.

O que empresário geralmente pensa é isso, que Marketing Digital nada mais é do que trazer esses emails não solicitados da caixa de SPAM, para caixa de entrada.

E sabe o que é realmente pior?

É que muitas empresas e profissionais não apenas se submetem a isso, como oferecem esse tipo de “prestação de serviço”, se é que podemos chamar assim.

Você que é empresário, dono de negócio está lendo isso aqui agora, balançando a cabeça e dizendo é verdade!

Se não estiver fazendo isso, deve estar abrindo uma aba no Google agora para buscar pessoas que te ofereçam esse “tipo de serviço”.

Só posso te dizer uma coisa…

Selo Bino de cilada!

Não caia nessa de facilidades, empresas que querem realmente crescer e prosperar não buscam esse tipo de alternativa.

A menos que você não queira fazer sua empresa crescer e prosperar, não vejo por que você empresário queira buscar esse tipo de alternativa.

E aí meu nobre empresário talvez você se pergunte agora, tá bom então Samuel, mas se marketing digital não é SPAM, é o que então?

SE MARKETING DIGITAL NÃO É SPAM, É O QUE ENTÃO?

Se Marketing Digital não é fazer Spam... O que é então?

Usando palavras dos maiores especialistas de Marketing Digital do Brasil e do mundo, para definir o que é marketing digital.

E que envolve o uso de dispositivos conectados à internet e suas funcionalidades para espalhar mensagens de marketing. – Internet Innovation

Marketing Digital é promover produtos, serviços, marcas e profissionais por meio de mídias digitais. – Rock Content (Adaptado por mim)

Marketing Digital é qualquer forma de marketing de produtos ou serviços, que envolva aparelhos eletrônicos. – Neil Patel

Marketing Digital é usar estratégias do marketing “tradicional” e adaptá-las para usar em mídias digitais. – Samuel Ribeiro (😁)

O Marketing Digital é fomentado a partir de ações de comunicação que utilizam canais digitais, como sites, blogs, buscadores, redes sociais, aplicativos e outros recursos digitais. – Rafael Rez

Certo agora que você entendeu porque empresários ainda pensam que Marketing Digital é SPAM e a definição do que é Marketing Digital segundo especialistas da área, a pergunta que não quer calar é…

QUANDO VOCÊ VAI PARAR DE FAZER SPAM?

Marketing Digital é fazer SPAM?

Com isso quero dizer que SPAM, vai muito, mas muito além de enviar emails não solicitados.

Eu me arrisco a dizer que o SPAM é uma herança (ruim) do marketing 2.0, marketing aquele que se focava apenas em falar sobre o produto.

E que jamais olhava para a necessidade do cliente, uma frase famosa que resume muito bem essa visão é de Henry Ford.

Perguntado sobre o por que de ele ter inventado carros apenas da cor preta e não de outras cores para que pudesse “atender” as necessidades de outros clientes, Henry Ford respondeu.

“Se eu fizesse aquilo que as pessoas realmente desejasse teria inventado cavalos a motor ao invés de carros.” – Henry Ford

A observação que eu trago é que esse pensamento é do século passado, mas ainda temos ele enraizado nos dias de hoje.

Basta você observar algumas ações de marketing de algumas empresas, seja ela nacional ou internacional, pequena média ou grande, não importa.

Todas elas fazem um “tipo de SPAM”, e não é porque elas erram que você tem que errar.

Você já ouviu essa frase da sua mãe quando era criança ou adolescente?

Você não é todo mundo? Pois é ele cabe nesse aspecto também!

É importante lembrar que nem toda empresa faz SPAM, mas as que fazem não o fazem de forma constante e exagerada, ou seja, erram mas não sempre, percebe a sutil diferença?

SPAM VAI MUITO MAIS ALÉM DO EMAIL NÃO SOLICITADO

SPAM não é só email não solicitado

Sabe aquele seu amigo que posta uma foto de um evento ou produto no Facebook e sai marcando todo mundo?

Isso também é uma forma de SPAM.

Sabe aquele pessoal que almeja ser “famoso” no Youtube e sai comentando em tudo quanto é canal da plataforma ou em grupos do Facebook?

Isso também é uma forma de SPAM.

Sabe aquele seu amigo (a) que sai enviando mensagens divulgando o produto que ela vende no Whats App, sem você pedir?

Isso também é uma forma de SPAM.

Sabe aquele carro de som que passa na sua rua divulgando as ofertas “imperdíveis” de uma loja de roupas, cabeleireiro, supermercado e etc do seu bairro?

Isso também é uma forma de SPAM.

O carro dos ovos, dos churros, da tapioca, da pamonha e etc também seriam SPAM?

Vou te dizer que eu acho que não e por que.

Eles fazem a divulgação e abordagem no mesmo momento, apesar de ser uma mensagem não solicitada, é uma venda de impacto.

Agora quando uma pessoa quer apenas “propagar” a sua mensagem é SPAM, mas claro essa é A MINHA OPINIÃO e não a regra.

Ah Samuel! Então todo mundo faz SPAM em algum momento hoje em dia.

Sim! É aceitar isso, mas quase todo mundo talvez faça algum tipo de SPAM em algum determinado momento.

Você pode achar isso certo, você pode achar isso errado, mas será que essa discussão ou reflexão cabe neste artigo?

Vou deduzir que não, me diga nos comentários….

O que você considera SPAM e por que?

O que você não considera SPAM  e por que?

CONCLUSÃO

A ideia desse artigo era te mostrar que Marketing Digital não é SPAM, e talvez eu tenha ido um pouco além disso.

Trouxe para você outras formas que as empresas fazem e SPAM hoje em dia e nem percebem.

Você não precisa ficar “cheio dedos” ou pensar demais se a sua ação é ou não um SPAM.

Quero compartilhar alguns pensamentos que faço antes de compartilhar um conteúdo do blog nos grupos que participo.

– O conteúdo que eu quero compartilhar esta dentro do contexto do grupo que participo?

– O conteúdo pode ajudar alguém de alguma forma?

– Alguém pode além de consumir o conteúdo, curtir, comentar ou até mesmo compartilhá-lo?

Se a resposta para essas três perguntas for sim, então eu compartilho sem dó! Rsrsrsrs…

Espero que esse artigo tenha sido esclarecedor para você e se você precisar de ajuda para implementar ações de marketing digital para o seu negócio.

Clique no banner abaixo e conheça a minha consultoria em vendas online!

Um forte abraço!

Consultoria em vendas online

  • Paulo

    Chega de spam, pelo amor de Deus! rsrsrs