OS 7 MAIORES ERROS DO MARKETING DIGITAL

E COMO EVITA-LOS NA HORA DE CRIAR SUA ESTRATÉGIA DE VENDAS

Olá tudo bem? Hoje eu quero falar com você sobre os 7 maiores erros do marketing digital que você está cometendo no seu negócio.

Se você não tem conseguido aumentar as visitas do seu site, aumentar o número de leads ou transformar esses leads em clientes, acompanhe esse artigo.

Porque provavelmente você está cometendo alguns desses erros também, veja os principais erros, segundo Luiz Henrique Stockler, sócio fundador da ba}Stockler.

Fonte: Canal no Youtube da Exame

NÃO PLANEJAR [COM PACIÊNCIA]

No artigo como construir a sua presença online  falei sobre a importância de um planejamento para construir uma presença online sólida.

E isso não acontece da noite para o dia, leva-se tempo, acontece que muitos empresários deixaram de notar isso como uma importância e agora querem correr atrás do prejuízo.

Para não cair em armadilhas ou se frustrar com resultados é fundamental ter paciência para aguardar os primeiros resultados aparecerem.

Mas quanto tempo? Depende de seus objetivos, sua experiência e a sua capacidade de investimento (essa última menos importante).

Uma vez que você tenha objetivos bem definidos e experiência, consegue alcança-los rapidamente.

A palavra chave aqui é planejamento! Comece a planejar hoje, comece agora!

NÃO DEFINIR A PERSONA (CLIENTE IDEAL)

Adam Smith já dizia: “as necessidades são infinitas; os recursos é que são escassos”.

Leia  COMO PERDER CLIENTES

Ou seja: as chances da sua empresa vender são teoricamente ilimitadas, e dependem de como você descobre aquilo de que seu cliente realmente precisa.

Não é possível concluir um planejamento sem saber para quem você irá direcionar a sua comunicação, veja nesse vídeo abaixo o que Carlos Cruz, diretor do IBVendas, fala sobre identificar as reais necessidades do seu cliente – e fechar uma venda bem mais qualificada.

Fonte: Canal do Youtube da Exame

Essa observação serve também (e principalmente) para planejar o conteúdo que você irá produzir para o seu cliente ideal.

MÉTRICAS DA VAIDADE

Métricas da vaidade

Se você ainda posta fotos de gatinhos, cachorros e bebês para atrair curtidas e compartilhamentos, saiba que você está fazendo isso errado, muito errado!

Quantos leads, oportunidades de negócios ou vendas esses posts podem gerar para você?

Essas são as métricas básicas que você deve seguir no primeiro momento, curtidas, comentários e compartilhamentos podem até alimentar o seu ego, mas no final de nada adianta.

Lembre-se desse lema, curtidas não pagam as contas, as vendas pagam! 😉

As duas métricas que realmente importam são ROI (Return of Invesment ou Retorno Sobre o Investimento) e o lucro sobre o total investido.

Afinal é possível ter poucos likes e muitas vendas ou inverso, e aí qual você prefere?

Ter uma empresa conhecida? Ou uma empresa que fatura muito? Não necessariamente uma coisas estará vinculada a outra.

Faz sentido pra você? Eu espero que sim!

NÃO MONITORAR OS RESULTADOS [IMPORTANTES]

Monitorar resultados

E quais são os resultados importantes? Vendas, faturamento e lucro, claro que não adianta os resultados começarem a aparecer e achar que está tudo bom.

É importante você acompanha-los mês após mês, para ver quais os tipos de campanhas tem mais efetividade com o seu público.

Leia  OS 12 MITOS DO MARKETING DIGITAL

Por isso a importância de testes A/B para melhorar o que não está bom e aperfeiçoar o que aparentemente está ótimo e por falar nisso…

ACOMODAR E ESTACIONAR COM OS PRIMEIROS RESULTADOS

Muitas vezes os empresários acomodam-se quando começam a alcançar seus objetivos através de uma das estratégias e começa a esquecer de olhar fora da caixa.

Recentemente em uma reunião com um empresário ele me disse o seguinte…

Eu não sei o que está acontecendo, uso essa mesma campanha há quatro anos, fiz algumas pequenas alterações…

O que você acha que eu disse?

Essa empresa faturava milhões com pouco investimento no Google Adwords, mas os tempos hoje são outros.

Se você tem bons resultados com Facebook Ads, comece a direcionar parte da sua verba para o Adwords, Instagram, Twitter e etc. Por que?

Porque caso tenha uma queda de desempenho de uma ferramenta você estará amparado pelos seus investimentos alternativos em outras mídias digitais.

Atualize as suas campanhas a realidade do mercado e do seu público, parece bobagem fala sobre isso, mas tem muitos empresários que ainda não percebem isso.

NEGLIGENCIAR O MOBILE

Mobile

Acredite se quiser ainda são poucos os empresários que estão dando a devida a atenção para o seu site responsivo.

Site responsivo é aquele que se adapta a todo o tpo de tela, seja ela desktop, tablet ou smartphone.

O Google desde Janeiro de 2015, vem punindo em posições sites que não estão adaptados para os dispositivos móveis e muitas pequenas e médias empresas ainda não se atentaram para isso.

Comece a providenciar as atualizações para o seu site o quanto antes.

NÃO RECORRER A UM PROFISSIONAL DE MARKETING DIGITAL

Profissional de Marketing Digital

A primeira reação de um empresário é olhar para todas essas informações e tomar a iniciativa de querer fazer tudo por conta e não há nada de errado nisso.

Leia  COMO USAR O MARKETING DIGITAL PARA O MEU NEGÓCIO FÍSICO?

Porém com o tempo, o empresário percebe que o tempo e dinheiro investido é maior do que aquele que o próprio dono do negócio imaginava a princípio.

Claro que é preciso ter cuidado e atenção na hora de contratar um profissional, mas esse cuidado não é maior ou diferente do que quando você contrata um funcionário.

É preciso alinhar as expectativas, objetivos e realidades, para ver se tudo está de acordo com a proposta de trabalho do consultor de marketing digital.

Outra coisa importante a ser dita é que não existe um “novo marketing”, o marketing é o mesmo, apenas aplicado em uma ferramenta diferente que é a internet.

CONCLUSÃO

Claro que esses erros não são os únicos a serem cometidos, tão pouco todo mundo comete, mas vale a ressalva para tentar evita-los.

A ideia do artigo é trazer um ponto de vista a mesa para uma exposição e debate livre, quem não para chegar a uma definição, mas para refletirmos sobre um todo.

E você qual foi o maior erro que já cometeu na sua estratégia de marketing digital? Comente abaixo de vamos continuar a nossa conversa! 😉

 

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