COMO FAZER SEU NEGÓCIO DECOLAR DE UMA VEZ POR TODAS

Estratégias de mídia digital, que comércio ou negócio local não quer vender mais? Ou que não quer ter mais clientes e fazer mais vendas no seu negócio? É nesse momento que surgem as oportunidades de mídia digital.

Que as oportunidades existem é um fato, mas saber quais são elas de verdade e como saber aproveitá-las da melhor maneira possível é que está o desafio.

Nesse artigo eu trouxe para você 6 estratégias de mídia digital que tem gerado resultados para diversos comércios e negócios locais.

Gosto sempre de me posicionar que esse conteúdo não é uma “lei a ser seguida à risca”.

Cada estratégia aqui descrita pode e deve ser adaptada a realidade do seu negócio e da sua localização.

Vamos lá?

ESTRATÉGIA 1 – BLOG

Se você está pensando que sua empresa é apenas um negócio local e não precisa ter um blog, você precisa ver esse vídeo.

No vídeo eu falo sobre esse artigo aqui, para entender um pouco mais afundo do porque a sua empresa precisa ter um blog mesmo sendo apenas um negócio local.

Ter um blog é fundamental para construção de uma presença online, se você for como a maioria dos empresários que conheço.

Que quer plantar hoje e colher amanhã, tenho uma péssima notícia para você.

Não é bem assim que acontece quando se fala de divulgar o seu negócio através da internet.

Mesmo que você tenha o poder de alterar quantas vezes forem necessárias, até que você acerte “o ponto”.

Muitas vezes é preciso fazer inúmeros teste até encontrar o ponto certo para o seu negócio.

Em se tratando de blogs aqui estão alguns dados interessantes para você.

– 61,7% das empresas brasileiras publicam posts em blog. (Content Trends, 2016)

– As empresas afirmaram que publicar posts no blog apresentam um aumento de 3,7 vezes na média mensal de visitas do site comparado a quem não utiliza. (Content Trends, 2016)

– Empresas que publicam 13 ou mais conteúdos por mês apresentam, em média, o dobro do tráfego daquelas que publicam até 12 peças. (Content Trends, 2016)

– Empresas que publicam 13 ou mais conteúdos por mês apresentam, em média, o dobro do tráfego daquelas que publicam até 12 peças. (Content Trends, 2016)

– 50 vezes na semana é a frequência média de publicações no blog mais positiva, mas a frequência mais recorrente entre as empresas é entre 1 e 3 vezes na semana. (Social Media Trends, 2017)

E você vai continuar deixando “dinheiro na mesa”?

ESTRATÉGIA 2 – VÍDEOS

Estima-se que nos próximos 2 anos cerca de 80% do conteúdo de toda internet seja através de vídeos (aqui jaz um blog de marketing e vendas).

Não tem para onde correr… Por mais que eu e você tentemos fugir disso não há saída, se quisermos atrair e conquistar novos clientes e fidelizar os atuais, precisamos fazer vídeos.

Se você acha que precisa de uma super produção para fazer seus vídeos acho que você precisa conhecer os funcionários dessa loja da Magazine Luiza.

Claro que nem todo mundo é criativo e/ou carismático, ou ainda tem a “cara de pau” para sair fazendo vídeos desse tipo.

Você pode optar por investir em uma produção um pouco mais elaborada, como a da Barbearia Sorocaba.

Você pode publicar os vídeos tanto no Youtube quanto no Facebook.

Evite cometer o erro de copiar o link do Youtube e colar na sua página do Facebook, pois isso fará com que o Facebook não entregue para seus seguidores.

Já que as empresas são concorrentes e ambas estão brigando pelo posicionamento de maior plataforma de conteúdo em vídeo.

Agora se você não é criativo e não tem condições de investir em uma produção de vídeos, você ainda pode optar em fazer vídeos “ao vivo” ou como se diz “Lives”.

ESTRATÉGIA 3 – FACEBOOK LIVES

Estratégias de mídia digital

Algo que está em alta hoje em dia é fazer “Live” no Facebook, Live é para inglês para “Ao vivo”.

Fazer uma Live com a sua página pode ser uma excelente estratégia para atrair a atenção dos seus potenciais clientes para sua marca e o seu negócio.

Se você está pensando em qual o tipo de conteúdo você deveria criar em suas lives (antes de sair fazendo qualquer coisa).

Dá uma olhada nesse infográfico que Postcron fez, com 7 sugestões de conteúdo na hora de produzir as suas lives no Facebook.

Quando falamos em vídeos, a primeira coisa que vem a cabeça das pessoas são de profissionais da comunicação da TV ou mesmo do Youtube, que são excelentes no que fazem.

Porém se você observar mesmo os que são ótimos comunicadores hoje no Youtube sofreram uma evolução natural com decorrer do tempo e da prática ao produzirem seus vídeos.

Ninguém espera que você seja um Silvio Santos ou Whinderson Nunes ao se colocar na frente de uma camêra.

As pessoas querem entender qual é a mensagem que você está trazendo e se isso é ou não relevante para elas.

Portanto preocupe-se com a mensagem que você está entregando com seu conteúdo, deixe de lado a sua habilidade de se comunicar, pois isso é algo que se aprimora com o tempo.

ESTRATÉGIA 4 – ANÚNCIOS NO FACEBOOK

Facebook Ads

Quando se fala em anúncios no Facebook você pode achar coisa de outro mundo ou que somente grandes empresas com equipes de marketing são capazes de conseguir resultados certo?

Eu fico feliz em te mostrar que isso está longe de ser uma verdade veja só o caso da Gurias Beauty, que é um salão de beleza e conseguiu ótimos resultados através de anúncios no Facebook.

E qual foi o “segredo do sucesso”? As clientes fazem a propaganda!

A cada novo atendimento, as clientes eram fotografadas antes e depois de ganhar as novas madeixas loiras, segurando plaquinhas com hashtags como #loirodiva, que são publicadas no Facebook e no Instagram.

Essa foi a principal estratégia adotada por Fábio Mariuzzo, sócio e administrador do salão, que é também responsável por toda a estratégia da empresa no Facebook.

Além de impulsionar posts para atingir mais clientes, Fábio também usou algumas dessas imagens para fazer anúncios na plataforma, que eram acionados quando o movimento do salão estava fraco.

A cada R$ 200 investidos em anúncios no Facebook, de 10 a 12 clientes agendavam atendimentos.

O que significa pelo menos R$ 5 mil reais de retorno para a empresa – e isso só no primeiro mês, já que as clientes costumam voltar sempre para retocar as mechas.

– 60% das clientes vêm pelo Facebook.

– 25 vezes de retorno do investimento.

– 550 clientes atendidas por mês, em média.

Sua empresa já anuncia no Facebook?

ESTRATÉGIA 5 – GOOGLE MEU NEGÓCIO

Google Meu Negócio

Outra estratégia é cadastrar a sua empresa no Google meu negócio, assim ela terá mais chances de aparecer nas buscas locais.

Veja só…

Note que apareceram os restaurantes com as melhores avaliações, se eu permitisse que ele rastreasse a minha localização, esse fator também influenciaria no resultado acima.

Faze um cadastro no Google Meu Negócio não é uma tarefa muito difícil, mas não pode ser a única coisa que a fazer.

Dependendo do seu segmento de mercado você precisará de um site, para conseguir se posicionar melhor nos resultados de busca.

Nesse caso é sempre bom contar com a ajuda de um consultor de marketing digital ou uma agência.

Que terão os conhecimentos necessárias para conseguir gerar resultados ao seu negócio.

Nesse tipo de situação sempre surge a dúvida no empresário sobre como funciona uma consultoria de marketing digital.

Caso você esteja nesse momento clique aqui, veja uma apresentação da minha consultoria, preencha a aplicação.

Se eu identificar que consigo ajudar o seu negócio marcamos uma reunião de uma hora por Skype totalmente grátis, o que você acha?

É provável que você somado a força da estratégia de posicionamento no Google e Google Meu Negócio, você precise investir em anúncios e aí que entra a próxima estratégia.

ESTRATÉGIA 6 – GOOGLE ADWORDS

Assim como o Facebook, o Google Adwords também oferece uma série variadas de objetivos de acordo com a necessidade de cada negócio.

Dois objetivos importantes são os de atrair visitantes para sua loja e o de ligações ao estabelecimento.

Com anúncio certo você pode criar cupons exclusivos para os canais que você escolher atrair clientes para seu negócio.

Ainda é possível configurar os anúncios exclusivamente para smartphones, por exemplo, e ao clicarem no número de telefone, contabilizar uma conversão.

A pizzaria Vianessa Delivery usou essa estratégia e teve um aumento nos pedidos em mais de 50% nos dias de menor movimento e 32% de retorno sobre o investimento (ROI).

CONCLUSÃO

É claro que nem todo o empresário se sente “preparado” ou com o “conhecimento necessário” para colocar em prática essas estratégias.

Se você chegou até esse ponto no artigo vou te dizer uma coisa que digo a todos os meus clientes e potenciais clientes, só existem duas escolhas.

Ou você se capacita e soma o conhecimento para aplicar táticas e estratégias ao seu negócio ou você contrata alguém para executar isso pra você.

Não tem segredo! Essa foi, é e sempre será a verdade!

Claro que nem todos estarão dispostos a investir o valor cobrado por uma consultoria, no entanto é preciso levar em conta o retorno que ela poderá trazer e tempo que você irá economizar.

Existem empresário que colocaram em prática por conta própria uma ou duas das estratégias citadas no artigo e é claro que se deram bem.

Porém é sempre válido lembrar que para cada história de sucesso existe pelo menos uma centena de pessoas que ficaram no caminho e adivinha quais são os principais motivos?

  1. Falta de conhecimento
  2. Não conseguiu alcançar os resultados esperados
  3. Percebeu que era mais difícil do que imaginava
  4. Não sabia como medir os resultados
  5. Fez investimentos errados

E sinceramente essa lista poderia não ter fim…

Meu papel aqui não é te jogar um balde de água fria, mas te “colocar na real” desse mercado.

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, vai ser ótimo continuar esse papo com você!

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Samuel Ribeiro
Samuel Ribeiro

Gosto de Rock e música eletrônica, ler pra mim é como respirar e não existe uma rede social melhor do que meus amigos na mesa de um bar batendo um papo ou mesmo em casa tocando um violão.

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