COMO USAR A BUSCA POR VOZ PARA GERAR VENDAS TODOS OS DIAS

E PORQUE OS MICRO MOMENTOS VÃO INFLUENCIAR CADA VEZ MAIS NAS VENDAS DO SEU NEGÓCIO

Não adianta falar como usar a busca por voz, se você não souber o que são os micro momentos.

No artigo que escrevi em 2015 em outro blog que eu tinha, e só postei no final do ano passado.

Falei sobre a pesquisa do Google sobre os micro momentos aqui no Brasil.

Vale a pena você ler esse artigo para se aprofundar mais sobre o assunto antes sair fazendo as coisas sem entender direito.

Nesse artigo vou te falar.

  • O que é busca por voz do Google?
  • Se a busca por voz já existe no Brasil por que você não percebeu isso antes?
  • Como a busca por voz estão impactando os negócios no Brasil
  • Porque as buscas por voz vão influenciar cada vez mais as vendas dos negócios locais
  • Como você pode usar a busca por voz e os micro momentos a favor do seu negócio

Preparado? Então vamos lá!

O QUE É A BUSCA POR VOZ DO GOOGLE?

Google Now e a busca através da voz

A busca por voz é uma tecnologia criada pelo Google especificamente para facilitar as buscas através do smartphone.

Me diz uma coisa é mais fácil você digitar no celular algo que você está buscando ou você falar?

Claro que falar é muito mais fácil e entendendo isso o Google desenvolveu essa tecnologia que pode ser utilizada inclusive em desktop hoje em dia.

Se você estiver lendo esse artigo pelo seu notebook através do Google Chrome você pode baixar uma extensão no seu navegador.

O GooNow é um app que funciona muito bem no Google Chrome e ajuda muito quem está em dúvida na hora de digitar uma frase, está sem tempo ou só com preguiça mesmo.

Beleza, mas duvido que isso aí já esteja funcionando aqui no Brasil (eu imaginando que talvez esteja na sua cabeça agora).

E a resposta é sim, a busca por voz já existe no Brasil! Pasme!

SE A BUSCA POR VOZ JÁ EXISTE NO BRASIL, POR QUE VOCÊ NÃO PERCEBEU ISSO ANTES?

Amigos usando a busca por voz

Acho que mesmo que você seja adepto de novas tecnologias, como smartphones por exemplo.

Dificilmente você percebe a presença da busca por voz, essa assim como outras tecnologias, vão ganhando espaço sem que a gente perceba.

E assim que nos damos conta, estamos completamente dependente delas… Dúvida?

Então vou te fazer um desafio!

Quais são as redes sociais que você mais usa?

Facebook? (Dificilmente alguém não tem perfil na rede).

Instagram? (Sabe aquela história de pague um leve dois? Então é tipo isso com relação ao Facebook e o Instagram).

Whats App? (Sim o Whats App também é uma rede social!)

Snapchat? (Se você tiver mais de 30 anos talvez, não saiba o que é, mas pergunte para um adolescente que ele te explica).

LinkedIn? (Apesar de ter mais de 25 milhões de usuários no Brasil, muita gente ou não sabe o que é, ou não sabe exatamente para que serve… Triste mas é verdade!)

Twitter? (sim ainda existe Twitter!)

E qual o desafio? O desafio é você ficar um dia sem usar a rede que você geralmente mais usa, pode ser qualquer uma.

Se um dia você achar que é pouco estabeleça um desafio maior para você pode ser 2, 3 dias ou quem sabe uma semana.

Tenho amigos que não conseguem ficar mais do que algumas horas.

Aliás alguém lembra do “caos” que foi quando bloquearam o Whats App o ano passado?

E o Whats App começou a ganhar força no Brasil há 3 ou 4 anos mais ou menos quando houve um aumento no número de smartphones no Brasil.

Em meio a tudo isso as buscas por voz e os micro momentos foram chegando aos poucos (e ainda estão), então não incomode por não ter percebido.

Muitos ainda nem sequer notaram! Mas logo estarão dizendo que preferem fazer as buscas através da voz, que digitando, seja no smartphone ou no desktop.

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COMO AS BUSCAS POR VOZ ESTÃO IMPACTANDO OS NEGÓCIOS NO BRASIL

Segundo a do Google de 2014 e primeiro semestre de 2015, existem quatro etapas do micro momentos.

Momento eu quero saber

Momento eu quero ir

Momento eu quero fazer

Momento eu quero comprar

Esses dados eu te mostrei no artigo sobre micro momentos que eu falei no começo deste texto.

E como esses micro momentos estão impactando os negócios no Brasil?

Cada vez mais as pessoas estão fazendo buscas através dos seus smartphone da seguinte forma.

– Onde tem um mecânico perto de mim? (quero saber + quero ir)

– Onde tem uma liquidação de roupas perto de mim? (quero saber + quero ir + quero comprar)

– Onde tem uma marcenaria perto de mim? (quero saber + quero ir)

– Onde tem uma pizzaria aberta no meu bairro? (quero saber + quero comprar)

– Onde tem um academia no meu bairro? (quero saber)

E eu poderia ficar aqui citando varias e varias situações de buscas por voz que as pessoas fazem todos os dias.

Que provavelmente você ou alguém que você conhece faz todos os dias.

É importante ressaltar que por trás de cada busca seja ela escrita ou mesmo por voz como estamos falando aqui, existe uma intenção.

E você precisa entender e interpretar qual é essa intenção, porque ela não estará classificada como busca de intenção x, y ou z.

Como nos exemplos que citei para você algumas buscas podem estar com intenções interligadas.

Uma pessoa pode querer saber e querer fazer, como um bolo por exemplo.

Mas não tem a intenção de ir e comprar.

Assim como alguém pode querer ir a uma liquidação de roupas e quer comprar.

É possível que alguém tenha realize uma busca por voz com ações que aparentemente não estão ligadas diretamente.

Por exemplo, quero saber + quero comprar? E a resposta mais uma vez é sim!

Como mencionei o importante é você saber identificar e interpretar as intenções de busca.

Faz sentido para você? Tomará que sim!

PORQUE A BUSCA POR VOZ VÃO INFLUENCIAR CADA VEZ MAIS AS VENDAS DOS NEGÓCIOS LOCAIS

Como a buscar por voz está revolucionando o mercado

Apesar da pesquisa do Google sobre os micro momentos ser de certa forma considerada “antiga”, já que seus dados de 2014.

Não é preciso ter uma bola cristal, ser vidente, cigano ou entender de futurologia para saber o porque as buscas por voz vão influenciar cada vez mais as vendas dos negócios locais.

Veja só, a partir do momento que uma empresa estiver presente para atender um possível cliente a solucionar um problema e outras empresas entenderem isso e fazerem o mesmo.

Já pensou onde isso vai parar? O resumo é a busca do próprio Google, só que personalizada e específica para quem faz através da voz.

Quer ver como funciona? Esse vídeo é de 2014 do Canaltech.

Então eu te pergunto, se esse vídeo de 2014 já te deixou impressionado, você consegue prever a diferença que vai fazer no seu negócio amanhã?

Vamos imaginar que você tem um restaurante japonês, será que é importante para você aparecer nas buscas do Google quando alguém perguntar…

Restaurante de “sushi” em cidade onde a pessoa mora…

Quanto vale isso para o seu negócio?

Se a pergunta fosse uma loja de biquínis? Vestidos para festa? Advogado? Dentista? Acho que você entendeu né?

O futuro está nas buscas por voz, e vou dizer um pouco mais já é presente para quem já tem site responsivos e utiliza as AMPs (Accelerated Mobile Pages).

Em uma tradução livre Páginas Móveis Aceleradas, são aquelas páginas que já carregam instantaneamente no Google.

O Facebook tem um projeto parecido chamado IA (Instant Articles), em uma tradução livre Artigos Instantâneos.

São aqueles posts que quando você está no celular você enxerga um raio na parte superior direita.

[IMAGEM DEMONSTRATIVA DE CONTEÚDO COM SÍMBOLO DO RAIO DO IA DO FB]

O que ambos projetos se propõe é melhor experiência ao usuário ao carregar a página no mesmo instante em que a pessoa clica para consumir o conteúdo.

Ambos os projetos já estão no ar e você talvez já tenha acessado algum conteúdo assim, seja no Google ou no Facebook.

COMO VOCÊ PODE USAR A BUSCA POR VOZ E OS MICRO MOMENTOS A FAVOR DO SEU NEGÓCIO

E como usar tudo isso a favor do seu negócio?

Como aproveitar essa janela imensa de oportunidade que está se abrindo para você atrair clientes e gerar vendas todos os dias para o seu negócio?

A resposta é bem direta e objetiva.

Criando um site que tenha conteúdos que ajudem as pessoas a solucionar problemas que elas querem resolver.

Não basta apenas criar um site estático, é preciso criar um blog em que você irá inserir conteúdos que ajudem as pessoas conhecerem a sua solução.

O pensamento é o seguinte, primeiro você ajuda, depois você vende, entendeu?

Essa é a moeda de troca na internet, assim como está acontecendo entre nós agora.

Estou apresentando uma solução que acredito que realmente possa te ajudar, para em outro momento oferecer a minha consultoria de marketing digital.

Consegue enxergar a sutileza, mas também objetividade da abordagem?

Ok, Samuel, mas quantos conteúdos eu vou ter que produzir?

O assunto não acaba?

Será que não existe suficiente sobre o assunto?

Como eu vou produzir conteúdo, se não consigo me expressar escrevendo?

Essas e outras perguntas simplesmente apavoram e afastam vários empresários dos mais variados mercados e tamanhos de empresa.

Vender é contar histórias, e como bom vendedor todo dia você precisa contar uma história diferente para vender para seu cliente potencial.

O mesmo vale para a segunda pergunta, seja uma história ou uma piada, cada um tem o jeito de conta a sua.

Faz sentido para você?

Se você tem dificuldades de se expressar, procure aprender o mais rápido possível.

Quem não se comunica se estrumbica” – Abelardo Barbosa, o Chacrinha.

Se mesmo assim você não se sentir seguro procure a ajuda de um profissional para orientá-lo nessa etapa.

Inclusive esse que o escreve pode muito bem ajudar nessa solução! 😉

Basta clicar no banner abaixo para conhecer a minha consultoria.

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CONCLUSÃO

Hoje em dia quando falamos de tecnologia, não mais pensamos em coisas exageradas como no passado.

Como carros voando por exemplo, apesar de já existirem carros autônomos.

Mas a tecnologia, hoje é criada e desenvolvida para simplicidade, quanto mais simples, mais útil e mais valiosa é a tecnologia.

E as buscas através da voz são a prova disso.

E essa tecnologia é acessível a todos, porque ela foi feita para todos, claro que muitas grandes empresas podem, estão e irão fazer parte.

Mas cada vez mais o Google dá atenção e o oportunidades para os pequenos negócios, pois juntos eles faturam tanto quanto as grandes empresas.

E ainda tem uma representatividade e um impacto direto na economia local.

O meu recado para você é corra para colocar no ar os seus projetos o quanto antes, pois se você demorar para estar presente quando seu cliente precisar…

O seu concorrente estará lá pode ter certeza que vai! 😉

Um forte abraço e até a próxima!

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