COMO FUNCIONA UMA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE?

E QUAIS SÃO OS RESULTADOS QUE ELA PODE TRAZER PARA O SEU NEGÓCIO?

Olá tudo bem? Nesse artigo vou explicar para você como funciona uma consultoria em vendas online, em outro artigo expliquei o que é um especialista em vendas online.

Caso você não tenha lido ainda, vou sugerir à você que o faça, já que o esse artigo aqui é uma continuação desse outro que citei acima.

Depois que eu postei o artigo e compartilhei nas redes sociais com clientes e amigos, começaram surgir as dúvidas.

E foi num bate papo informal com um cliente que me fez a pergunta…

Ok, Samuel eu já entendi o que é um especialista em vendas online, mas o que ele faz?

Que tipo de serviço ele pode me oferecer?

Quais são os processos?

O que eu devo analisar antes de eu fazer contato com o consultor?

E durante a reunião o que devo observar?

E depois que eu fechar o contrato da consultoria em vendas online?

E no andamento do trabalho, que tipos de resultados eu posso esperar? O que devo acompanhar?

Por isso, nesse artigo eu vou te explicar tim-tim por tim-tim como funciona uma consultoria em vendas online.

Quais são os escopos que um consultor oferece (não há uma regra para isso, nesse caso usarei a mim mesmo como exemplo) e o que esperar de resultados desses escopos de trabalho?

Então para pontuar os tópicos nesse artigo você vai ver.

  • O que analisar em um especialista em vendas online antes, durante e após o fechamento de contrato
  • Quais são os escopos que um especialista em vendas online pode oferecer
  • Que tipo de resultados esperar de cada um deles
  • Quais são os processos que deve acompanhar

Então vamos lá? 🙂

O QUE ANALISAR EM UM ESPECIALISTA EM VENDAS ONLINE?

consutoria-em-vendas-online

Eu dividi em três etapas para facilitar o que você deve analisar em um especialista em vendas online com muito mais facilidade:

1 – Antes: O que é importante observar em um consultor especialista em vendas online? Ao que você deve se atentar e o que você pode de certar forma levar em consideração.

2 – Durante: Quais são os pontos e detalhes que você precisa prestar a atenção seja na ligação ou na hora da reunião pessoal se for o caso.

3 – Depois: E após o fechamento do contrato, o que você faz? Como você acompanha? Em que você pode colaborar e o que você deve cobrar se for o caso.

ANTES

Aqui está uma premissa básica. Ele faz o que ele diz para você que tem que fazer? Isso é o básico, como por exemplo ele vai dizer para você produzir conteúdo se o próprio blog dele não tem um artigo a mais de seis meses? Complicado.

Ouvi a seguinte frase um a pouco tempo atrás em um *webnário… (só não me recordo o nome da pessoa) dizendo que o lema na empresa dele é “em casa de ferreiro, espada ninja na vitrine.”

Casa de ferreiro, espada ninja na vitrine.

Como é a presença online desse consultor ele está presente na principais redes sociais? Facebook e Youtube (sim amigo o Youtube também é uma rede social) e o conteúdo dele tem algum valor significativo? Você leu e qual foi a sua consideração? Foi só mais um conteúdo ou te deu um click?

Leia  AFINAL O QUE É POKÉMON GO E O QUE SEU NEGÓCIO TEM A VER COM ISSO?

Aqui eu estou levantando quatro pontos presença online, conteúdo (conhecimento), se ele aplica o que ele promove e  a qualidade desses conteúdos. Não vou levantar o caso de resultados porque isso não significa absolutamente garantia de resultados para você.

É verdade, por mais que os resultados que o consultor tenha gerado para uma empresa, isso não é a garantia de que os resultados gerados para cliente X serão os mesmos para você.

Não me interprete de forma errada, dizendo…

  • Ah, Samuel você está dizendo isso porque não tem depoimentos ou um case no seu blog (até o dia em que escrevi esse artigo ainda não tinha autorização para escrever).

E eu vou lhe responder dizendo uma coisa, independente do tamanho da sua empresa, existem muitos clientes que fazem contratos de sigilo, em que não se pode se quer mencionar que você trabalhou com aquele cliente, portanto isso é irrelevante.

Atente-se as quatro etapas que eu citei presença online, conteúdo, se ele aplica o que ele promove e a qualidade dos conteúdos, passado essa etapa você resolve chamar o consultor para bater um papo seja pessoalmente, por telefone ou Skype.

*webnário é mesmo que palestra online

DURANTE

Durante a reunião ou ligação, observe se ele consegue transmitir com clareza e assertividade as intenções dele com o seu negócio e o seu projeto, nessa etapa não vou ser cruel dizendo que ao menor deslize você deve descartá-lo, somos seres humanos e muitos de nós temos dificuldades de nos expressarmos com clareza, ainda mais quando colocado para falar em público por menor que seja essa platéia.

Aqui vale mais o conteúdo da mensagem do que o mensageiro, não importa se ele parece ou não um “nerd” da internet que irá te gerar resultados.

Importa se a mensagem que ele está tentando te passar faz sentido para você e principalmente se você “simpatiza” com ela.

Já que você pode simplesmente entender que aquilo apresentado para você não se encaixa com o seu perfil, com seus objetivos ou sua empresa.

Nesse caso, sugiro que você deixe bem claro para o consultor e eu acredito que ele lhe será muito grato, já que nenhum dos dois levantarão falsas expectativas sobre a conclusão de um contrato.

DEPOIS

Então você avaliou o perfil do consultor e decidiu dar início a sua consultoria em vendas online, parabéns!

Agora nessa etapa é preciso acompanhar o comprometimento do consultor com o seu projeto e esse comprometimento não significa que  o consultor precisa estar na sua empresa toda semana para apresentar um relatório do que aconteceu nos últimos dias. A internet não funciona exatamente assim.

Em alguns escopos, leva-se dois ou três meses para os resultados aparecerem ou até de três a seis meses.

E aí a sua pergunta… – Mas Samuel, eu preciso começar a ter resultados pra ontem!

Ok, meu amigo, então eu vou te perguntar, o que sua empresa fez até agora? Ela já investe na internet? Se sim quais são os resultados?

Quanto tempo levou para eles começarem a acontecer? Menos de dois meses? É possível, mas não é algo que sempre acontece.

Leia  CHEGA! ESTOU SAINDO DE CENA...

Por outro lado e se você ainda não investiu na internet e está contratando uma consultoria em vendas online, deve entender que os resultados não acontecem do dia para noite, em alguns casos dependendo do tipo de negócio que você tiver pode até acontecer, mas isso não é uma regra.

Estamos entendidos?

Então vamos em frente, ao fechar o seu contrato de consultoria em vendas online, quais foram os objetivos estabelecidos? Visitas? Leads? Vendas? Fidelização?

Nas reuniões o consultor deve apresentar esses resultados, tínhamos X visitas e agora temos Y, tínhamos D leads e agora temos  Z, acho que você entendeu não é? 🙂

Agora vamos partir para os escopos de trabalho, como eles não são uma regra vou apresentar os meus escopos.

COMO FUNCIONA UMA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE?

COMO FUNCIONA UMA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE?

Atualmente eu trabalho com três escopos na minha consultoria em vendas online:

  • PRESENÇA ONLINE: que consiste em um trabalho de SEO, somado a estratégias de conteúdos, para se posicionar de forma efetiva na internet para o seu mercado ou público alvo.
  • FUNIL DE VENDAS: construção de um sistema de vendas que irá gerar vendas todos os dias para sua empresa, seguindo as diretrizes do escopo anterior, ou seja, cumpri-se a primeira etapa para poder chegar nessa segunda.
  • CAMPANHA DE VENDAS ONLINE: a campanha de vendas online é o escopo para quem quer e precisa de resultados imediatos, se você já possui uma campanha no Facebook, Google Adwords ou Youtube rodando e ainda não atingiu os resultados que almeja, uma campanha de vendas online, irá te ajudar a otimizar.

QUAIS SÃO OS RESULTADOS QUE EU POSSO ESPERAR EM UMA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE?

Os objetivos desses escopos são bem claros para cada um deles.

  • PRESENÇA ONLINE: Geração leads
  • FUNIL DE VENDAS: Transformar os leads em clientes
  • CAMPANHA DE VENDAS: Fidelização dos clientes, algumas vezes também pode ser usada para agilizar as etapas anteriores se você construir uma campanha a médio e longo prazo.

Agora vamos colocar uma lupa  aqui para entender quais são os processos de cada um desses escopos da consultoria em vendas online.

QUAIS SÃO OS PROCESSOS DE CADA CONSULTORIA DE VENDAS ONLINE?

consultoria-em-vendas-online

PRESENÇA ONLINE

Os conceitos por trás desse escopo, consiste em geração de tráfego e construção de uma lista de email e isso pode ser feito através de tráfego pago, orgânico e imãs digitais.

Dependendo do seu tipo de negócio o simples aumento de visitas no seu site já consegue gerar resultados, como mais agendamentos de consulta, caso você seja um dentista, ou mais matrículas para sua escola e/ou academia, clínica de estética e por aí vai.

E o que é necessário para que isso aconteça? Junto com o seu consultor você irá definir qual o tipo de imã digital se identifica ao seu negócio e ao seu público, muita gente faz Ebooks, na minha opinião eles já estão um pouco batidos, mas é uma alternativa caso você não tenha uma idéia melhor.

Ok, Samuel, mas quais são os processos… Dentro da geração de tráfego orgânico por exemplo, colocamos técnicas SEO, como otimização de páginas, trabalhar as palavras chave do negócio e conteúdo por exemplo.

Então uma vez que seu site esteja otimizado, o consultor deve concentrar a sua atenção em como usar o conteúdo para atrair não só mais pessoas, mas pessoas que estejam dentro do perfil de clientes compradores do seu negócio.

Leia  COMO ATRAIR CLIENTES E GERAR VENDAS TODOS OS DIAS

Para gerar não apenas leads, mas leads qualificados o conteúdo tem que estar de acordo com a expectativa da pessoas que irá acessá-lo e pelo outro lado, você tem que ter uma página pronta para convidar aquele visitante para se tornar um lead.

FUNIL DE VENDAS

Algumas empresas até possuem uma grande lista de email ou entendem o valor de possuir uma, mas poucas sabem como construir uma lista que gere resultados de forma eficaz. É aqui onde entra o papel do consultor.

Nessa consultoria de vendas online, o consultor irá se atentar para:

  • Quais os dias e horários os emails deverão ser enviados

  • O título do email

  • O corpo do email

Dentre outros fatores que ajudem a levar o seu lead a fechar uma venda com você. Aqui nessa etapa o consultor irá guiar a construção de um relacionamento entre a sua empresa e o público que ela atende, orientando quais os tipos de conteúdos devem ser enviados por exemplo.

CAMPANHAS DE VENDAS

Nessa etapa da consultoria em vendas online, o consultor trabalhará para fidelizar o seu cliente, transformando-o em um cliente recorrente.

Existem modelos e estratégias que são voltadas para pessoas que já compraram uma vez e nesse caso, através do relacionamento por email você e o consultor irão identificar quem são essas pessoas e como usar um dos seus produtos ou quem sabe até mesmo criar um para fideliza-los.

Nesse caso o trabalho de segmentação é mais elaborado, pois exige um trabalho em conjunto entre você e o consultor para construção de segmentação, elaboração das campanhas e ofertas de vendas.

Você percebe como cada uma dessas etapas se complementam? A importância delas para o seu negócio? Faz sentido para você? Eu espero que sim.

Antes de finalizar o artigo quero recapitular o que foi mostrado aqui para você.

RECAPITULANDO

COMO FUNCIONA UMA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE?

  • O que analisar em um especialista em vendas online antes, durante e após o fechamento de contrato; você aprendeu a fazer isso analisando quatro etapas:
    – Presença online
    – O conteúdo
    – Se ele faz o que ele promove / Lembre-se… “Casa de ferreiro espada ninja na vitrine.”
    – Qualidade do conteúdo
  • Quais são os escopos que um especialista em vendas online pode oferecer; você três escopos da consultoria em vendas online são eles:
    – Presença online
    – Funil de vendas
    – Campanha de vendas online
  • Que tipo de resultados esperar de cada um deles; Os resultados que você pode esperar desses escopos são:
    – Presença online = Tráfego + Leads
    – Funil de vendas = Transformar leads em clientes
    – Campanha de vendas = Fidelização de clientes
  • Quais são os processos que deve acompanhar; dentro dos três escopos os processos são:
    – Presença online; SEO para otimização do seu site e das páginas e campanha de captação de leads
    – Funil de vendas; Uma continuação da etapa anterior, que usa o email para se relacionar e gerar vendas
    – Campanha de vendas; Que pode através do email segmentar clientes, buscando fidelizá-los.

MINHA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE

Espero que esse conteúdo tenha te ajudado e gostaria de me colocar a sua disposição para te ajudar a construir a presença online da sua empresa, conheça a consultoria em vendas online.

Até a próxima!

COMO FUNCIONA UMA CONSULTORIA EM VENDAS ONLINE?
5 (100%) 8 votes