COMO CONSTRUIR A SUA PRESENÇA ONLINE

E FAZER A SUA EMPRESA SER LEMBRADA

Olá tudo bem? Chegou a hora da verdade é hora de falar sobre como construir a sua presença online.

E talvez você esteja se perguntando que hora da verdade é essa e para você não perder o fio da meada leia esse meu artigo sobre presença digital.

Mas qual a diferença entre presença digital ou presença online? Nenhuma! As duas tem o mesmo significado, apenas dito de uma forma diferente.

Explicado isso vamos ao que interessa… Nesse artigo eu vou pegar na sua mão e te mostrar como construir a sua presença online e farei essa divisão em 4 etapas:

  • Conteúdo: no meu artigo como aumentar as visitas do meu site, eu falei sobre a importância do conteúdo para atração de tráfego e claro que para podermos falar sobre autoridade o conteúdo é a peça fundamental para construir a sua presença online.
  • Facebook: Ainda nesse artigo falei também sobre as redes sociais e citei o Facebook, nesse artigo vou te mostrar como incluir a rede social como parte da sua estratégia.
  • Youtube: A importância dos vídeos para construir a sua presença online. – Samuel você ainda não gravou vídeo (até o momento em que escrevi esse artigo não tinha gravado). Exato! Mas não significa que não esteja nos meus planos e que não faça parte da minha estratégia, em Abril aguarde as novidades! 😉
  • Email Marketing: Muita gente acha que o email marketing está morto, mas só as pessoas que não sabem usar o email marketing de forma eficaz tem essa conclusão e eu vou te mostrar por que.

Antes de começar a destrinchar as etapas quero lembrar que a construção de uma presença online ou de uma autoridade não acontecem do dia para a noite, isso requer tempo, disposição e trabalho, MUITO trabalho.

Podemos dizer que para construir uma presença online leva de 6 meses a 1 ano, isso se formos usar apenas as visitas orgânicas para atingir esse objetivo.

O que Samuel? De 6 meses a 1 ano? É meu amigo… Isso mesmo.

Recentemente li um artigo do Natanael Oliveira, que perfeitamente descreve como funciona a construção de uma presença online em que se trabalha somente em cima de resultados orgânicos.

O exemplo que ele cita no seu artigo é a construção do prédio mais alto do mundo em Dubai, veja a imagem abaixo.

Prédio mais alto do mundo

Comparando com essa outra imagem aqui…

barraco

As duas imagens foram extraídas do artigo dele.

A reflexão que ele trás no seu exemplo é perfeita, quanto tempo você acha que levou para construir aquele prédio em Dubai? E quanto tempo você acha que levou para construir esse barraco? Percebe a diferença?

Não se constrói uma presença online e uma autoridade em um nicho de mercado da noite para o dia, você mesmo que está lendo esse artigo, pode estar acompanhando desde o primeiro post (ou não) e pode estar pensando exatamente da mesma forma sobre mim e por que não estaria? É normal!

Samuel, mas eu preciso vender pra ontem! Se esse for o seu caso, a solução para o seu problema é uma campanha de vendas, mas entenda que isso pode requerer maiores investimentos para que os resultados aconteçam num menor espaço de tempo.

Se isso para você não for um problema clique aqui, preencha o formulário e entrarei em contato com você para ajudá-lo a estruturar uma campanha de vendas, paralela a construção da sua presença online.

Vamos em frente.

COMO CONSTRUIR A SUA PRESENÇA ONLINE COM CONTEÚDO

Para criar conteúdo, nada melhor que o bom e velho blog, então quero que entenda que tudo que for dito nessa etapa sobre conteúdo, refere-se ao conteúdo que será produzido e publicado através do seu blog.

E por que um blog? Simples! Porque o blog é a sua casa e de mais ninguém!

Não importa se o Facebook ou Youtube acabarem amanhã (quem pode garantir que não?), você terá seu conteúdo salvo e guardado em um espaço que é só seu. Acho que fui claro aqui nesse ponto.

Em um do ebook produzido pelo blog da marketingdeconteúdo.com.br, cita que “se você quer informar alguém, você precisa narrar o fato ou expor a situação, porém se a sua intenção é vender, você precisa contar uma história”.

Uma boa história. Eu não encontrei um link para download do ebook, mas você pode clicar aqui e baixar um outro ebook excelente, com 100 frases para aprender sobre Marketing de Conteúdo.

Leia  O QUE É UM ESPECIALISTA EM VENDAS ONLINE?

Agora as dicas que eu tenho para te ajudar a criar o seu conteúdo são:

1) CONHEÇA SEU PÚBLICO ALVO

Você precisa conhecer muito bem a pessoa para quem você irá produzir esse conteúdo, assim ficará mais fácil de entender o que essa pessoa gostaria ou não que você produzisse, seja no seu blog, nas suas redes sociais ou no Youtube.

Agora se você precisa de uma ajudinha extra eu vou deixar aqui o link de dois sites que te ajudam a traçar um perfil (ainda que básico) para o seu público, esses sites são o Super Persona e o Fantástico Gerador de Personas.

Vale lembrar que essas ferramentas servem para te ajudar a ter uma noção mais precisa sobre o perfil do seu público alvo.

Não vale dizer que seu público serve para todas as pessoas de todas as idades, todos temos um cliente ideal, é só imaginar como seria ele, vou dar um exemplo, da persona aqui do blog. Eu coloquei o nome dela de Teresa, sim é uma mulher.

Teresa é casada, tem 32 anos, mãe de dois filhos, é formada e está pensando em fazer uma Pós ou uma MBA.

Teresa é empresaria e está em busca de novas informações sobre marketing digital para poder aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes.

Apesar de ser antenada, Teresa não entende quase nada de marketing digital e está em busca de informações de forma simples e direta, sem muitas (de preferência nenhuma) linguagem técnica.

Teresa adora praticar esportes, como quase não tem tempo por conta da dupla jornada (mãe/esposa e empresária), Teresa pratica corridas e já até participou de alguns campeonatos.

O sonho de Teresa é conseguir manter sua empresa viva em meio a crise que o país vive e ter mais liberdade para passar mais tempo com seus filhos e marido, se isso incluir viagens melhor ainda.

Viu só? 🙂

Não parece que até que você conhece a Teresa? Será que você se chama Teresa?

É normal que o perfil do seu público mude com o decorrer do tempo, dependendo do tipo de produto ou serviço que você trabalhe haverá um ciclo que envelhecerá ou rejuvenescera

Mas o é importante sempre acompanhar o perfil do seu cliente de perto e ver quais são as alterações que vão acontecendo no decorrer do tempo.

2) FALE A LÍNGUA DO SEU PÚBLICO

Certo você já definiu o perfil exato do seu público, fez até uma “persona”, agora você precisa escolher uma linguagem para construir a sua presença online, muitas empresas pecam aqui, tentando ser “sérias demais” e outras pecam por tentarem ser “descoladas demais”.

Um dos cases mais conhecidos é o da prefeitura de Curitiba com sua página no Facebook que através de uma comunicação irreverente consegue despertar a atenção de muitas pessoas, não só dos moradores da cidade.

Ou o que dizer da página do Cemitério Jardim da Ressurreição? Que apesar ser uma página de Cemitério atrai mais de 20 mil fãs na sua página, se você acessar as páginas vera que os posts tem muitas curtidas comentários e compartilhamentos, ou seja, falando de pessoa para pessoa.

Mas Samuel ainda estamos falando de conteúdo e você já citou redes sociais? Sim! Tudo, absolutamente tudo está interligado, mas não se preocupe, vou citar um blog de sucesso, o Viver de Blog do Henrique Carvalho.

Henrique produz conteúdos que estão sempre a acima de média e parece estar no mínimo um ou dois passos a frente de muitos quando se trata de conteúdo de qualidade.

Seus conteúdos são praticamente um mini curso a cada publicação.

A cada artigo postado existem muitos comentários, isso demonstra que tanto a qualidade quanto a linguagem de seus conteúdos são extremamente assertivos.

Falando a língua do seu publico,  mais fortes serão as fundações para construir a sua presença online e a sua autoridade no seu mercado.

E você acha que isso ajuda ou não a construir a sua presença online?

3) PESQUISE A FUNDO SOBRE O SEU PÚBLICO

Você definiu o perfil, escolheu a linguagem e agora? Agora você precisa pesquisar um pouco mais. Quais os sites e blogs que seu público acessa?

Quais conteúdos ele lê? Qual seu estilo musical? Filmes? Todos esses fatores serão somados para construir a sua presença online.

Leia  AFINAL QUAL É O CAMINHO QUE NOS LEVA A EMPREENDER?

Você seguirá a seguinte equação, (assuntos de interesse do seu público relevância do seu conteúdo) x oferta do seu produto ou serviço. Complicou? Então veja esse vídeo.

Agora faz sentido para você tudo o que eu disse até agora não é? 😉

COMO CONSTRUIR A SUA PRESENÇA ONLINE COM O FACEBOOK

Agora chegou a hora de falar do site mais acessado no mundo, o Facebook, muita gente, mas muita gente mesmo acredita que para aparecer no Facebook é só criar uma página fazer alguns posts, pedir para os amigos e familiares curtirem e compartilharem suas postagens, compartilhar suas postagens nos grupos.

É só fazer aqueles posts de gatinhos, cachorros ou bebês e ainda tem aqueles que beiram a ilegalidade fazendo aqueles “sorteios” do tipo curta, comente ou compartilhe… Meus Deus!

A primeira parte pode até funcionar, no início, porém de uma forma não segmentada e qualificada.

E falando de Facebook esse pode ser um dos maiores erros, que se pode cometer na hora de construir a sua presença online.

Muitos empresários dizem ah! Fazer postagens no Facebook até meu sobrinho faz, eu investi alguns reais impulsionei as publicações e agora tenho 10 mil fãs!

Não preciso anunciar! Sabe o que eu digo para uma pessoa assim? Sabe de nada inocente! rsrsrsrs…

Primeiro vamos entender melhor o Facebook

Há alguns anos atrás entre 2011 e 2012 bastava você postar na sua página que ele entregava para o seus fãs, mas conforme o tempo foi passando e cada vez mais pessoas e empresas se cadastrando na rede social.

Então o Facebook percebeu que as pessoas curtem muitas e muitas páginas e não conseguem interagir com todas elas enquanto estão logadas na rede social.

Com isso ele decidiu diminuir o alcance das páginas e cobrar das empresas que quisessem ter “prioridade” na linha do tempo dos seus fãs.

Veja esse infográfico do Social Bakers que mostra como poder de alcance das páginas vem diminuindo.

Alcance Orgânico do Facebook até 2014

Agora veja esse outro também da Social Bakers que mostra que quanto maior o número de fãs, menor é a entrega das postagens.

Alcance orgânico do Facebook é cada vez menor.

E aí você me pergunta, mas Samuel e como funciona isso? Como é que o Facebook mede esse alcance e decide para quem entregar e quem não entregar? Eu vou te responder com essa seguinte fórmula.

Fórmula Edge Rank

Traduzindo e simplificando essa fórmula do Facebook: ele mede o tempo que usuário “fica” naquela postagem (o simples fato de você parar de rolar a sua linha do tempo já conta como interação), as outras variantes seguem esse ordem de força compartilha, se comenta ou se curti a postagem.

  • Se você compartilha é porque se identifica com quem está postando, já ouviu a expressão somos o que compartilhamos? É isso que o Facebook entende.
  • Se você comenta é porque tem um interesse maior em entender sobre o assunto postado.
  • E o curtir tem um peso menor por ser um ato quase que involuntário.

Ainda tem gente que acha que é melhor fazer um perfil que uma página e resposta é não! Não é!

Se o Facebook descobrir que o seu perfil não é uma pessoa física ele pode exclui-lo a qualquer momento, então não é uma boa estratégia manter um perfil do seu negócio.

Ok Samuel! Mas você disse que ia mostrar como gerar leads e vendas com Facebook e até agora você só mostrou como ele funciona.

Quero que você entenda, não adianta eu te explicar o que fazer, se você não souber o por que tem que fazer.

O Facebook é uma ferramenta incrível de segmentação existem diversas formas de faze-lo, com as informações que o Facebook dá é possível entender quais os tipos de postagens que seu público mais interagem, dias e horários.

Só com isso você já consegue aumentar a assertividade de seus conteúdos na sua página e aí vai uma notícia, não existe uma fórmula mágica, cada negócio terá um perfil de público que consumirá o conteúdo de formas diferentes.

De repente o seu público prefere imagens ou talvez vídeos, só você postando para saber o qual o melhor formato.

Ao fazer isso, crie conteúdos, imagens e vídeos que estejam relacionados ao caminho que você quer que o seu fã siga, por exemplo.

Um post sobre férias com link para uma página promocional da sua pousada por exemplo.

Para cada post que você fizer você pode colocar uma chamada que você gostaria que seu fã fizesse.

Mas Samuel, você acabou de mostrar que o Facebook não entrega para todo mundo o que fazer então? Invista! Não tem outro jeito.

Leia  CONTÁGIO POR QUE AS COISAS PEGAM: O QUE APRENDI COM O LIVRO

Entenda o que eu estou dizendo aqui não é para impulsionar um post para chamar o seu fã para ler um artigo seu e pronto, não.

A idéia é ir além, dentro do seu post, você pode colocar uma chamada para seu cliente comprar o seu produto ou serviço através do seu conteúdo, seja ele escrito ou em vídeo.

Insira um pixel no seu artigo para marcar todas as pessoas que consumirem seu conteúdo, depois crie um anúncio exclusivamente para as pessoas que acessaram a página desse conteúdo, isso chama-se remarketing e agora você entende porque alguns banners insistem em te perseguir no pelo Google e Facebook afora.

Talvez essa etapa seja um pouco mais complexa para você, pixel, remarketing e etc. É aqui que você talvez comece a entender a necessidade de um profissional para auxilia-lo na construção da sua presença online, se esse for o seu caso, clique aqui, deixe-me ajudá-lo.

Com essas duas etapas e seguindo esses passos você já consegue começar a construir uma boa base para sua presença online, mas vamos mais além e vamos falar de vídeos, melhor vamos falar de Youtube!

COMO CONSTRUIR A SUA PRESENÇA ONLINE COM O YOUTUBE

Fazer vídeos pode ser uma etapa um pouco mais difícil e talvez complicada para algumas pessoas, envolve câmeras, microfones, gravações, áudios, iluminação, edição e ainda a coragem de ficar na frente das câmeras para passar a sua mensagem ou vender o seu produto ou serviço, acredito eu entendo.

Para te levar direto ao ponto, que tal conferir esse infográfico do Viver de Blog, sobre vídeo marketing que contém informações e dicas fantásticas de como fazer vídeos que irão te ajudar a construir a sua presença online e sua autoridade.

Agora vamos a última etapa…

COMO CONSTRUIR A SUA PRESENÇA ONLINE COM O EMAIL MARKETING

Quando se fala em email marketing, muitas pessoas torcem o nariz dizendo, eu tenho um mais 100 emails na minha base e essas pessoas se quer abrem meus emails, ou podem dizer, eu comprei uma lista no centro de São Paulo com mais de um milhão de emails e também nunca consegui resultado algum.

E logo elas chegam a conclusão de que por conta do whats app, ninguém mais usa o email.

O que eu tenho a dizer para essas pessoas é que elas estão completamente enganadas a esse respeito.

Não vou dizer o quanto é errado comprar listas de email de forma ilícita e ainda sem conhecimento da sua origem.

Vou trazer a você uma reflexão, por que as pessoas passam horas conversando pelo whats app?

É assunto? Pode ser também! Mas pense bem, não é porque essas pessoas geralmente tem algo em comum?

E o que uma pessoa que está na sua lista de emails comprada no centro de São Paulo tem em comum com o seu negócio? Acho que você já entendeu.

O outro questionamento é, como você se relaciona com a sua lista de email? Você fica mandando emails do tipo… Ei compre aqui! Ou compre agora! Promoção! Black Friday e etc…

Se você só fica “empurrando” algum dos produtos ou serviços, dificilmente despertará a atenção das pessoas para essa finalidade.

Lembre-se todo mundo gosta de comprar, mas as pessoas odeiam que lhe vendam.

No início do artigo falei sobre conteúdo e para construir a sua presença online através de email marketing você pode aplicar os mesmos conceitos da criação de conteúdo do seu blog, página no Facebook e canal no Youtube.

Uma vez que você esteja presente nesses quatro canais a base da construção da sua presença online está estabelecida, resta você manter a consistência, acompanhar e medir os resultados e adapta-los para o seu negócio.

Vamos recapitular?

NESSE ARTIGO VOCÊ APRENDEU AS QUATRO ETAPAS PARA VOCÊ CONSTRUIR A SUA PRESENÇA ONLINE

  • Através de conteúdo (em um blog), traçar o seu público alvo, escolher a linguagem e ir além.
  • No Facebook (alinhado ao conteúdo do seu blog)segmentar e testar esse é o lema.
  • Com o Youtube um infográfico que é quase um minicurso do Viver de Blog e aprendeu que usando as informações de como as pessoas interagem com o seu conteúdo nos outros canais, você pode utilizar para produzir seus vídeos construir a sua presença online.
  • Email marketing, o segredo para ter um email marketing eficaz.

E aí o que achou do artigo? Consegue aplicar essas etapas no seu negócio? Precisa de ajuda?

Então conheça a minha consultoria em vendas online.

COMO CONSTRUIR A SUA PRESENÇA ONLINE
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