COMO ATRAIR CLIENTES PARA O SEU NEGÓCIO USANDO BLOG

SERÁ REALMENTE UM NEGÓCIO PRECISA TER UM BLOG?

Como atrair clientes para seu negócio físico? Se eu ganhasse um real, por cada vez que eu ouço essa pergunta… Acho que estaria escrevendo agora pra você Dubai…rsrsrsrs…

Mas infelizmente eu não estou… 🙁

Ainda! 😉

Agora falando sério… Você tem um negócio físico independente do segmento, e precisa que o cliente venha até você, que ele ligue agende ou algo do tipo.

E como um blog pode ajudar com relação a isso? Afinal você sabe que um blog, não necessariamente irá aparecer apenas para as pessoas da sua cidade ou do seu bairro.

Na maioria das vezes a sua venda acontece no seu estabelecimento e você não tem o interesse ou motivação de vender para outras cidades mais distantes e outros estados.

Por que fazer um blog? Não faz o menor sentido certo?

Samuel Ribeiro Consultoria em Marketing DigitalErrado! E esse artigo foi feito para mostrar para você por A + B, o porque TODO o negócio físico deve ter um blog, mesmo que você só quer atuar na sua cidade.

Vou te mostrar alguns cases de sucesso, infelizmente a maioria dos cases são de fora do Brasil, mas isso não impede que você aprenda e faça adaptações para a nossa cultura.

Para não cometer injustiças, por falta de conhecimento, se você conhecer o case de algum negócio físico que tenha usado um blog como estratégia para atrair mais clientes e vender mais.

Me avise nos comentários ok?

UM CASO PARA SE OLHAR DE PERTO

Homer espiando

O que você faria se o país estivesse em crise, as vendas caindo, sua empresa perdendo cada vez mais clientes? O que você faria?

Em algum momento você pensaria… Já sei vou montar um blog! Eu tenho certeza plena, absoluta e convicta que não.

Bem, mas não foi assim que pensou o dono da empresa River Pools, uma empresa fabricante de piscinas de resinas, localizada no estado da Virgínia, Estados Unidos.

Em 2008 a empresa sofria com a crise, a empresa além de perder vendas e clientes precisou reduzir o seu quadro de vendedores.

Ele percebeu muitas dúvidas que os clientes tinham, na maioria das vezes, eram as mesmas.

Pensando em como resolver essa questão melhorar o tempo de atendimento dos vendedores, ele teve a ideia de fazer um blog para tirar as dúvidas desses clientes.

Samuel Ribeiro Consultoria em Marketing DigitalO plano era o seguinte, todos os vendedores deveriam escrever no blog uma resposta para as dúvidas mais frequentes que eles ouviam de seus clientes.

E toda vez que um cliente entrasse em contato com uma determinada dúvida, deveria verificar se essa dúvida já tinha sido sanada no blog, caso fosse positivo, o vendedor deveria encaminhar o link do post para o cliente.

Caso fosse negativo, ele então deveria responder pelo blog e encaminhar para o cliente.

O intuito era de poder atender uma demanda naquela região, ele não queria (a princípio) uma visibilidade a nível nacional.

Bem, para resumir essa história hoje o dono da River Pools considera a sua empresa como a WikiPedia das piscinas, já que possui milhares de páginas com conteúdos voltados exclusivamente para esse segmento.

NÚMEROS RELEVANTES

Mulher mostrando dados e estásticas

Entenda aqui quando me refiro ao marketing de conteúdo como uma estratégia, automaticamente me refiro ao blog com uma ferramenta de uso para essa estratégia.

Resumindo, sua estratégia de marketing de conteúdo será aplicada através de um blog e para assim gerar resultados a sua empresa.

Você sabia?

  • 59% das empresas que tem a intenção de contratar outras empresas (B2B) utilizam mecanismos de busca como o Google. – Google Consumer Barometer
  • E 49% das pessoas usam o Google para fazer pesquisas também com essa mesma finalidade (B2C).  – Google Consumer Barometer

Apesar disso…

  • 54,3% das empresas não adotam uma estratégia de marketing de conteúdo por falta de conhecimento na estratégia. – Content Trends 2016
  • Apenas 7% das micros, pequenas e médias empresas investem em anúncios na web. – Pesquisa Guia Mais.

Mas será que dá resultado?

  • Empresas que usam blogs conseguem gerar 4x mais visitas.  – Content Trends 2016
  • Empresas que usam blogs conseguem gerar 5x mais leads (contatos). – Content Trends 2016
  • 52% das empresas que aplicam o marketing de conteúdo consideram a estratégia como eficaz. – Content Trends 2016

NA PRÁTICA

presenca-digital

Agora que te apresentei argumentos e fatos, como você pode usar um blog na prática?

Deve contratar alguém para fazer isso para você? Pede ajuda do seu sobrinho?

Eu penso da seguinte forma, ou você desenvolve o trabalho por conta, ou contrata alguém para fazer isso para você, seja uma agência/consultoria ou mesmo um funcionário na sua empresa.

Se você, optar em fazer por conta própria, que te avisar antecipadamente, que esse não é um fim, mas apenas o início de um caminho. Não basta apenas fazer um blog e acreditar que as pessoas vão achá-lo magicamente.

Muito menos sair copiando conteúdos de outros sites e blogs como administradores.com.br e copiar para o seu blog, e achar que isso é uma estratégia, realmente não é!

Ao optar em fazer tudo por sua conta, você terá que estudar, analisar e ver qual a melhor metodologia para colocar em prática no seu negócio, não existem fórmulas prontas.

É aqui é um ponto que eu mais tenho ouvido de clientes em potenciais e clientes, sobre a necessidade de estudo constante, e que acaba tirando do foco a gestão do negócio.

Portanto, mesmo que seu orçamento seja pequeno para contratar uma agência ou consultoria, saiba que no contraponto, terá que investir tempo em estudos e aprendizados.

CONTRATAR OU NÃO CONTRATAR EIS A QUESTÃO?

Homem executivo negociando

Se você optar pela contratação seja um funcionário para aplicar essas estratégias ou de uma agência ou consultoria, saiba que a primeira opção pode sim sair mais em conta.

Ainda mais se for a contratação apenas uma ou duas pessoas, vale a pena sim contratar alguém nesse sentido.

Porém se você quer fugir dos vínculos trabalhistas, além de uma outra série de problemas que podem ocorrer devido a sua falta de experiência em gerir essa nova função.

Você pode escolher contratar uma agência/consultoria, para te ajudar identificar qual a melhor estratégia para colocar em prática no seu negócio.

COMO ATRAIR CLIENTES PARA SUA EMPRESA USANDO O BLOG

Marketing digital

Agora que você já sabe das vantagens do marketing de conteúdo para atrair clientes para sua empresa usando o blog como parte fundamental dessa estratégia.

Falta responder a pergunta principal que te trouxe até aqui não é mesmo? Espero que você entenda que o intuito inicial foi de lhe trazer fatos e argumentos.

Antes de simplesmente sair dizendo o que você deve ou não fazer.

Já que eu citei o marketing de conteúdo e é aqui onde vamos aprofundar, por onde começamos?

Mesmo que você faça sozinho, contrate um funcionário ou um consultor/agência, você precisa ter ao menos um norte de onde quer chegar certo?

Então aqui o está um check list que uso com meus clientes.

Essas duas primeiras perguntas são básicas, mas fundamentais.

CHECK LIST

como atrair clientes para seu negócio físico

1) Sua empresa já possui um site?

Se a resposta for sim, vem uma outra pergunta quando foi a última vez que ele foi atualizado?

Se a resposta for não, faça um já!

2) Sua empresa possui um blog?

Se a resposta for sim, existe alguém responsável pela criação de conteúdo? (perceba que eu mencionei CRIAÇÃO, ou seja, alguém que irá fazer algo de forma autoral para sua empresa).

Se a resposta for não, é criar um já.

Aprofundando um pouco.

3) Qual o seu principal objetivo com o blog?

a) Ganhar visibilidade para sua empresa na sua região

b) Gerar contatos

c) Gerar mais vendas

Perceba que as três opções são importantes, mas cada uma deve ser atacada individualmente.

Samuel Ribeiro Consultoria em Marketing DigitalNão adianta querer gerar vendas se você nunca produziu um artigo ou vídeo, se você usa por exemplo as redes sociais como o Facebook apenas para “se relacionar” com seus clientes.

4) Quantos contatos (em média) sua empresa gera hoje através de outras mídias?

Essa pergunta é fundamental para você medir o resultado do projeto.

5) Quantas vendas são geradas (em média) desses contatos?

Para você conseguir medir a qualidade e a eficiência desses contatos.

6) Você sabe me descrever o seu público alvo?

Aqui muito empresários são pegos “de calça curta”, pois muitos ainda tem a ideia de que seu produto ou serviço atende um grande público, mas depois que se olha para quem são os clientes compradores, percebe-se que existe um perfil mais específico.

METENDO A MÃO NA MASSA

Working Hard

Após ter feito o básico do planejamento para o seu marketing de conteúdo, é hora de colocar a mão na massa para poder atrair clientes para o seu negócio.

Para isso você deve ter outras respostas na cabeça como por exemplo.

Quais são as redes sociais que seu público mais usa?

Quem são os principais influenciadores dessas redes?

Qual tipo de mídia ele prefere consumir? (texto, vídeo, áudio, imagem)

Conhecendo o perfil do seu público, sabendo das suas maiores preocupações, fica mais evidente que tipo de conteúdo produzir.

Em seguida você acompanha os resultados que você estipulou para serem alcançados e faz ajustes conforme o desempenho e necessidade.

QUANTO TEMPO LEVA PARA TER RESULTADOS?

Trabalhar com marketing de conteúdo, mais uma vez, usando o blog como peça central dessa estratégia. Não é algo que acontece do dia para noite.

Uma resposta que empresários têm pavor de ouvir é a palavra depende, mas a verdade é que empresas que assumem um compromisso de postar um conteúdo novo por dia.

Seja ele o formato que for, tem maior chances de ter resultados melhores do que empresas que produzem um conteúdo por semana por exemplo.

  • Segundo o Content Trends 2016, empresas que produzem mais de 12 conteúdos por mês, chegam a ter 2x mais visitas que as que publicam menos de 12 conteúdos por mês.

Claro que produzir mais de 12 conteúdos totalmente fora do contexto também não é vantagem para a empresa, por isso é importante analisar caso a caso.

CONCLUSÃO

Nesse artigo você viu que empresas físicas, não só podem como devem ter o seu próprio blog para atrair mais clientes para seu negócio.

Que é preciso fazer a escolha entre fazer sozinho, contratar um funcionário ou um consultor/agência.

E caso escolher a primeira entender que é a redução de custo exige investimento ainda mais precioso, o tempo.

Também viu que o blog é o ponto central de uma estratégia maior, que é a estratégia do marketing de conteúdo.

Te mostrei um check list com questionamentos e objetivos que você precisa ter antes de meter a mão na massa.

Eu deixei de lado a parte técnica como escolha da plataforma, ferramentas e etc, para que o conteúdo ficasse o mais leve possível.

Se você tiver outras dúvidas sobre como aplicar o marketing digital para negócios locais e profissionais liberais, coloque nos comentários ok?

Um forte abraço!

Samuel Ribeiro Consultor de Marketing Digital