CAIXA DE FERRAMENTAS

Algo que eu acredito que seja importante é a caixa de ferramentas do profissional de marketing.

Quando eu era criança lembro que meu pai tinha a sua própria caixa de ferramentas e que ele gostava de “ostenta-la”, não porque ele tinha ferramentas caras e ultra modernas.

Mas porque eram suas e ele conseguia “se virar” com elas, no marketing eu vejo da mesma forma.

De que me adianta mostrar um caminhão de ferramentas para você? Se você não souber usar nem meia dúzia? E alias…

Se nem eu uso mais que meia dúzia de ferramentas?

Resolvi fazer mostrar o meu canivete suíço, a minha caixa de ferramentas.

Essa página não é um review de ferramentas, é apenas para abrir a minha caixa e mostrar ferramentas que eu uso ou usei com clientes.

Bora conferir?

LEAD LOVERS

Se quer uma ferramenta de automação, com um baixo custo, uma baixa curva de aprendizado e que integre todas a funcionalidades, use o Lead Lovers.

Com o Lead Lovers, eu já consegui gerar em uma campanha mais de 70% de conversão para um cliente.

Claro que sabemos que tudo depende de público e segmentação, mas os resultados foram ótimos e eu recomendo.

BENCHMARK EMAIL

Se você ainda não tem um orçamento para destinar a uma ferramenta de automação, mas também não quer ficar dependendo do seu provedor de email, você temo Benchmark.

O Benchmark além de possuir um painel extremamente amigável, você pode usa-lo gratuitamente até 500 contatos e 2.000 disparos de emails, o que daria 4 por mês.

Os valores são bem acessíveis e começam à partir de R$ 36, eu já usei aqui no blog e também recomendo para quem está começando.

SEM RUSH

Se você está começando no mundo do SEO, sabe que é importante fazer uma análise do sobre os seus concorrentes.

E nenhuma outra ferramenta faz isso melhor do que a SEM RUSH, talvez a mais completa do mercado.

Claro que se você não sabe como usá-la adequadamente, não saberá aproveitar os seus benefícios e para isso eu recomendo que assista alguns dos webinários dentro da SEM RUSH.

WOORANK

Existe uma extensão no Google Chrome em que você pode usar para fazer a análise de um site gratuitamente.

Você poderá ver alguns pontos importantes para análise e verificar o que precisa e pode ser melhorado.

A ferramenta possui uma versão paga, mas que só vejo a necessidade de assinar caso você tenha uma demanda muito alta.

BUZZSUMO

Se você quer saber quais são os conteúdos, mais compartilhados nas redes sociais para palavra chave do seu negócio, o buzzsumo vai te dar essa resposta.

Além de mostrar os conteúdos mais compartilhados, ele também mostra quem são as pessoas que mais compartilham esses conteúdos no twitter.

Confesso que fiquei um pouco decepcionado com a ferramenta, pois o twitter atualmente é a rede social com menor relevância no Brasil.

Seria muito mais interessante ele apresentar os influenciadores do Facebook ou LinkedIn.

KEYWORDTOOL.IO

O Keywordtool.io é uma ferramenta que na minha opinião te da uma luz quanto as palavras chave que você quer trabalhar.

Claro que não é só uma questão de jogar a palavra chave e seja feliz é preciso tentar entender a intensão do usuário quando ele a usa.

Eu uso sempre na hora de pesquisar e planejar as palavras chave e pauta de conteúdo, para o blog.

KEYWORDFINDER

Descobri o keyword finder a pouco tempo atrás, uma das maiores vantagens dela é possível usar uma versão gratuita.

Ao se cadastrar, você pode pesquisar até 5 palavras chave, gratuitamente, ou se preferir pode pagar U$ 19 (dólares) e pesquisar até 100 por dia.

A ferramenta mostra o volume de buscas, a dificuldade de rankear, quais são as páginas que melhor posicionadas, estimativas de visitas e etc.

Use a abuse! 😉

SEO SQUIRRLY

Em um artigo que li recentemente do Neil Patel, ele sugeriu usar o plugin do SEO Squirrly, no primeiro momento eu não entendi.

Após fazer alguns testes consegui entender o poder desse fantástico plugin!

A versão gratuita dele é um pouco limitada, mas da para fazer um bom uso e entender o seu potencial.

Uma das coisas que o plugin oferece que me deixou mais impressionado é mostrar o posicionamento da sua palavra chave no Google.

A versão paga custa à partir de U$ 19 por mês, caso você ache interessante fazer o uso dela, pode digitar esse código SQ2015FOR30S e ganhar 25% de desconto na mensalidade.

TRAKTO.IO

Ta aí uma ferramenta brasileira que chega dar orgulho esse é Trakto.io.

Veja só ele não apenas oferece templates prontos para seus ebooks e/ou infográficos, eles ainda conseguem ver as fontes de tráfego em tempo real.

Acho que só isso já dispensa mais comentários né? A ferramenta possui uma assinatura, por ser mensal, trimestral ou anual.

Como é uma ferramenta nova e que está em constante atualização, vale a pena você entrar no site dos caras para conferir os preços atualizados.

Ah! Você pode testar a ferramenta por 15 dias grátis!

GOOGLE DOCS

Sinceramente eu não sei o que seria de mim sem o Google Docs, é possível você configurar para acessar os arquivos off line.

Isso já me salvou a pele, várias vezes e o interessante é que toda alteração feita off line, é atualizada assim que você conecta a internet.

Uma outra forma de explorar mais afundo as ferramentas do Google Docs é através do Google Apps for Work.

Por apenas US$ 5 por mês, você consegue aproveitar todo potencial desses app sem se preocupar com as limitações da versão gratuita.

Aqui vai uma dica, a menos que você realmente tenha a necessidade de utilizar mais espaço no Google Drive e outros apps, não vejo necessidade de assinar.

Eu ainda não cheguei no meu limite de espaço e por enquanto o que me é oferecido gratuitamente me atende, mas é bom saber que a opção paga tem um valor acessível.

Sinceramente, vale muito mais a pena que Dropox (estou decepcionado com esse app).

EVERNOTE

Uma outra ferramenta show é o Evernote, eu uso muito e recomendo fortemente.

O Evernote é um tipo de um caderno online, em que você pode armazenar todo o conteúdo possível dentro dele.

A versão gratuita oferece muitas possibilidades, mas eu os a versão premium e seu pagamento anual é de R$ 80.

Como eu uso muito, tanto para armazenar ebooks, cartões de visitas, fazer anotações e etc, o Evernote tem sido mais que um melhor amigo por isso a recomendação.

STEALTH LINK

Você sabe o que é um camuflador de links? Caso não saiba é porque você não trabalha com marketing de afiliados.

Agora se você sabe, aqui vai o Stealth link é um camuflador gratuito de link, então sem mais delongas, aproveite!

TÍTULOS PARA POSTS NO BLOG

Está sem ideia para criar os títulos dos seus artigos? Então essa ferramenta da Rock Content pode de ajudar.

Na Máquina de Títulos você coloca 3 palavras chave e ela te sugere 7 tipos de títulos artigos para o seu blog.

Você pode usar aquele título sugerido ou se inspirar nele, vai da sua criatividade ou falta dele dizer se será de bom uso ou não.

PERSONAS

Se você tem estudado e pesquisado sobre marketing digital com certeza já deve saber da importância de criar a persona para o seu negócio.

Então aqui vai a sugestão de três ferramentas muito legais e que uso as três sempre.

http://geradordepersonas.com.br/

http://www.criesuapersona.com.br/

http://criadordepersonas.com.br/

ANÁLISE DE DADOS

Além do Google Analytics eu também uso o Hotjar e o Navegg.

O Hotjar mostra um mapa do calor para saber onde os usuários mais clicam onde passam o mouse e etc.

O Navegg mostra de uma forma mais personalizada o perfil da pessoa segundo sua própria de classificam de perfis.

Ambos tem versões gratuitas e pagas, assim como o Google Analytics, mas eu só usei a versão gratuita deles até agora.

Uma outra opção para você evitar de ficar baixando vários plugins no seu WP é aprender a utilizar o Google Tag Manager.

Depois dele pode ter certeza que sua vida não será a mesma e seu site ou blog, com ficarão mais leve.

AUDITORIA

A maioria dos sites é com uma auditoria básica é possível identificar uma série de erros.

Além do Woorank, existem outras ferramentas que podem auxiliar ou complementar nas informações.

Vale ressaltar que a falta de conhecimento técnico pode limitar as informações dessas ferramentas gratuitas.

Outra coisa é o que mencionei anteriormente, são informações básicas e que não necessariamente correspondem a uma deficiência do seu site.

Aqui estão algumas que uso.

Google Page Speed

HubSpot Analytics

Quick Sprout

GTMetrix

Essa caixa de ferramentas pode e será atualizada sempre que for necessário.

Talvez você se pergunte da ausência de algumas ferramentas mais comumente citadas como YOAST SEO por exemplo.

Isso não significa que eu não use, apenas que é tão óbvio que nem preciso citar para você. 😉