14 DICAS PARA AUMENTAR AS VENDAS

COMO AJUDAR A SUA EQUIPE A FECHAR MAIS NEGÓCIOS

Em uma jornada de 14 anos como vendedor ouvi e li sobre muitas dicas para aumentar as vendas, conquistar e fidelizar clientes.

É claro que algumas deram certo e outras não, afinal somos humanos e cada um reage a uma forma diferente para cada “técnica” que é aplicada.

No artigo afinal qual o caminho que nos leva a empreender? Compartilhei um pouco da minha história na área de vendas.

Eu particularmente não gosto do termo “comercial”, me soa como se alguém estivesse querendo colorir a palavra vendas.

Nesse artigo vou dividir com você 14 da melhores dicas que me deram ótimos resultados nesses 14 anos em que vendi desde celular até concreto usinado.

A minha escola é das vendas diretas, em todos esses anos só atuei como vendedor interno somente uma vez.

E na maioria das vezes foram serviços e não produtos, mas acredito que essas dicas possam ser aproveitadas para todo tipo de venda.

Basta você fazer a sua adaptação e colocar o seu jeito como eu fiz, se você é empresário ou líder de vendas, pode compartilhar com a sua equipe.

Vejam o que pode ser aplicado e o que deve ser desconsiderado (não tenho a pretensão de acreditar que tudo que está aqui servirá para você).

O artigo estará dividido em duas partes, 7 dicas para líderes e 7 dicas para vendedores.

Então vamos as dicas para aumentar as vendas!

DICAS PARA AUMENTAR AS VENDAS

1ª VENDA AQUILO QUE VOCÊ COMPRARIA OU ACREDITA

Pode parecer clichê, mas é verdade, um vendedor na maioria das vezes só consegue ter resultados se acredita naquilo que vende.

É verdade que não é sempre assim, mas esses são exceções a regra, eu mesmo nunca vendi algo que não acreditasse.

Se você empresário ou líder de vendas, eu sei da dificuldade que é contratar um vendedor hoje em dia, principalmente se for vendedor externo.

Mas isso não pode ser motivo para você contratar um qualquer tipo de pessoa, até porque mais cedo ou mais tarde esse profissional, vai te dar dor de cabeça.

2ª OFEREÇA UM TREINAMENTO DE QUALIDADE

dicas para aumentar as vendas

Contratar um bom vendedor é uma coisa, agora oferecer um treinamento de qualidade é outra…

Eu sei que você acredita que o treinamento sobre o seu produto e a sua empresa são os suficientes para dar um gás ao vendedor.

Nas empresas em que passei as equipes que tinham melhores resultados ou resultados mais consistentes eram as que iam além do treinamento da empresa.

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Não estou dizendo para você contratar um palestrante para “motivar” a sua equipe, você já tem um profissional assim (seu supervisor e/ou gerente).

Na última empresa que trabalhei durante as férias do meu gerente, fiquei responsável pelas reuniões durante um tempo.

E todos os dias eu trazia um conteúdo que não apenas motivava os vendedores, mas faziam com que eles pensarem, em como usar aquilo no seu dia.

E no final do dia quando fazia o feedback, alguns deles compartilhavam como a experiência da manhã contribui ou não para o seu dia.

Quanto você acha que vale isso?

3ª AJUDE QUEM QUER SER AJUDADO E NÃO QUEM “PRECISA”

Muitas vezes o vendedor entra em uma zona de conforto, seja pelos bons ou maus resultados.

Nessa hora é preciso ter sangue frio e saber diferenciar quem quer realmente a sua ajuda.

Por mais de uma vez eu já ouvi de vendedores que eu dava mais atenção para uns que para outros, então eu sentava com o vendedor e perguntava sobre os números dele.

Na maioria das vezes as coisas seguiam da seguinte forma.

O vendedor não tinha bons números para que eu pudesse acompanhá-lo.

Quando eu pedia para que ele criasse uma ação para fazermos juntos ela caía no esquecimento.

E quando eu apresentava uma ideia para uma nova frente de trabalho, ele não dava continuidade.

Então virava um círculo vicioso, até o momento em que eu mostrava o que estava acontecendo para o vendedor.

Em alguns casos conseguia reverter os resultados em outros infelizmente não.

A lição que aprendi é que muita gente pede a sua atenção e todos a merecem até que provem o contrário.

Só que na maioria das vezes, esses que insistem que precisam de ajuda não fazem por onde merece-la.

Veja se isso acontece na sua empresa ou equipe.

4ª MENOS COMPETIÇÃO E MAIS COLABORAÇÃO

Lembra do lema do três mosqueteiros? Um por todos e todos por um!

Pois é, o mundo das vendas é muito conhecido pela competitividade entre regionais, filiais, equipes e vendedores.

Acredita-se que a competição incentiva os vendedores a buscarem melhores resultados, de certa forma é verdade.

Porém, eu acredito que o trabalho em equipe é capaz de gerar melhores resultados.

Enquanto vendedor eu sempre busquei fazer meus números sozinho, já que na maioria das vezes não tinha um suporte da liderança.

Quando liderei a minha equipe de vendas, criamos algumas ações em conjunto que geraram mais resultados coletivos do que individuais.

Uma dessas ações foi um espaço que levamos algum tempo para conseguir, mas que após a conquista, tanto a nossa quanto a outra equipe da filial colheu frutos do trabalho.

5ª FUJA DOS ANÚNCIOS TRADICIONAIS

Anúncios em revistas, jornais e outdoor são caros, muito caros e os resultados na maioria das vezes são péssimos para quem vende.

Conheci um vendedor muito experiente que investia mais de R$ 5 mil em anúncios de jornais locais.

Tudo isso porque gerava algumas ligações para ele e delas ele filtrava para fazer vendas, ele chegava a ficar, 3 três meses sem fazer uma venda.

Em 2009 comecei usar a internet e as redes sociais a meu favor para conseguir alcançar resultados.

Na equipe que liderei compartilhei estratégias online que também geravam bons resultados para alguns vendedores.

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Pode parecer novidade para você ou não, mas tem muitos vendedores que ainda não estão familiarizados com a internet.

E isso os impede de aproveitar oportunidades de vender mais.

6ª CONHEÇA A HISTÓRIA DOS SEUS VENDEDORES

Conhecer a história dos vendedores foi o que me ajudou a conquistar a confiança deles, para mim, uma equipe que não confia na liderança, não é uma boa equipe.

A equipe que tive oportunidade de liderar era mais velha e consequentemente mais experiente do que eu.

Por isso eu credito a cumplicidade, empatia e bons resultados que tivemos a confiança que foi estabelecida.

Alguns líderes de vendas acham que não devem “misturar” as coisas e eu discordo totalmente.

Não tem como separar as coisas, sua equipe faz parte importante de um bom tempo da sua vida então por que não dedicar para conhece-los melhor?

7ª COMEMORE OS RESULTADOS

Confiança = equipe de resultados

Eu sei que pode ser óbvio para alguns líderes de vendas e empresários, mas acredite ainda existem pessoas não fazem isso.

Há poucos anos atrás, trabalhei em uma empresa que não conseguia bater a meta há anos.

Então um vendedor experiente que me treinou, me disse que sempre batia a meta dele, mas a da filial inteira era preciso um esforço e comprometimento maior dos outros vendedores.

Até que ele conseguiu uma oportunidade em uma empresa e que  fez ele, a equipe e a filial baterem um recorde de vendas, na regional.

Foi um momento incrível presenciar tudo aquilo.

Porém no dia do fechamento, os líderes ao comemorarem o resultado alcançado, não lembraram o nome do vendedor, muito menos da equipe de vendas.

Atribuíram os resultados a si e a alguns membros da equipe administrativa, pouco tempo depois eu sai dessa empresa.

Não seja esse tipo de líder.

Agora vamos falar em dicas práticas para os vendedores, essas dicas não possuem ordem de prioridade ou importância.

8ª FAÇA PERGUNTAS E ABERTAS

Fazer perguntas abertas sempre será o melhor caminho para você entender quais as necessidades do seu cliente.

E também para descobrir como seu produto ou serviço poderá ajudá-lo.

Perguntas fechadas geram um clima de interrogatório o que faz tanto você quanto o cliente se sentirem desconfortáveis.

9ª SEJA INTERESSANTE E NÃO UM CHATO

Ser interessante não é falar si mesmo, da sua empresa ou do seu produto/serviço.

Se você fez as perguntas da maneira certa você vai descobrir do que o seu cliente gosta e poderá falar um pouco mais sobre isso.

Saber fazer a ponte disso até a sua venda é onde está a verdadeira arte, mas não encare isso como um grande obstáculo.

Algumas vezes o próprio cliente fará isso, mas não espere por esse momento, tome a iniciativa.

10ª NÃO EMPURRE O SEU PRODUTO/SERVIÇO

Alguns vendedores ainda possuem uma mentalidade de que precisam convencer a qualquer custo o cliente a comprar deles.

Muitas vezes fazendo daquela venda, uma venda forçada, o que muitas vezes resulta em um cancelamento depois.

Existe uma linha tênue entre insistir ser inconveniente, pois você também não pode desistir no primeiro não que você ouvir.

Encontrar esse equilíbrio não é difícil se você conhecer bem o perfil do seu cliente, para saber até onde pode ir e até onde vale a pena ir.

11ª DESISTA DA VENDA

Vendedor diferenciado

Em outros momentos é importante simplesmente desistir da venda, podem existir vários motivos pelos quais o cliente não comprará naquele momento de você.

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O importante é você saber que terão momentos que você precisará abrir mão daquele cliente que você achou que conseguiria bater a sua meta.

12ª PEÇA INDICAÇÕES

Nem tudo está perdido quando se abre mão de dar continuidade no processo de vendas a um cliente.

Você pode pedir indicações, claro que indicações de quem já foi ou é seu cliente é muito mais poderoso do que aquele que ainda não é.

Aqui nesse exemplo, pedir indicações é fundamental para não apenas não sair com as mãos abanando, mas também poder dar continuidade a ciclo de vendas.

13ª INVISTA EM SI MESMO

Não espere que a empresa invista em treinamentos para você aprimorar seus conhecimentos e técnicas.

Não se acomode com seus resultados de vendas, busque aprender mais, eventos de vendas podem trazer ótimas oportunidades de negócios.

Leia livros, ouça áudio books e veja vídeos no Youtube, dê um jeito, mas traga um conteúdo novo para compartilhar com seus colegas.

Ainda que você não almeje uma liderança, ao compartilhar uma ideia você pode ajudar um colega que precisava daquilo para conseguir bater a meta.

Pense nisso!

14ª TENHA SUAS FONTES DE GERAR CONTATOS

Vendedor diferenciado

A empresa que você trabalha não gera contatos para você poder trabalhar? Use seus recursos próprios!

Muitos vendedores torcem o nariz dizendo que ao fazer isso estão pagando para trabalhar e isso de certa forma é verdade.

Porém é uma verdade absoluta, afinal você sempre está pagando para trabalhar de uma forma ou de outra.

Afinal você não está pagando em horas de vida e sendo remunerado por isso?

Se os resultados que você tem e as ferramentas que a empresa te oferece não te atendem desenvolva a sua.

A mentalidade de que é preciso esperar de braços cruzados as coisas acontecerem não é mais aceita há muitos anos.

O mundo está em constante evolução e aqueles que não acompanham isso infelizmente estarão fora do mercado mais cedo ou mais tarde.

CONCLUSÃO

Quando falamos sobre técnicas e “dicas” para aumentar as vendas, eu não acredito em apenas uma ou outra, afinal existem várias.

O importante é você saber qual é a que você conseguiu aplicar e mais importante gerou resultados para você ou sua equipe.

A vida de um vendedor não é nada fácil, se você é um bom líder de vendas se esforça ao máximo para ajudar a sua equipe a vender mais.

Não caia na bobagem de acreditar que não precisa de dicas para aumentar suas vendas, pois “já sabe tudo”.

É bom ouvirmos opiniões diferentes até para sabermos se podemos aproveitar alguma coisa ou não.

Mas se você tem dificuldades de ajudar a sua equipe a gerar resultados, pois os leads que chegam não estão qualificados, eu posso te ajudar.

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Gostou do artigo? Tem alguma dica que você compartilharia? Ou que fez alguma diferença para sua empresa ou sua equipe?

Coloque nos comentários abaixo!

Até a próxima!

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